O Centro Cultural Municipal de Vila das Aves vai receber, entre 4 de maio e 29 de junho, a exposição “Rostos da Democracia”, da artista plástica Mafalda Rocha. A exibição fixa, para memória futura, alguns rostos que ajudaram a perpetuar, através da literatura, um ato libertador e único na História da Humanidade.
“Rostos da Democracia”, exposição que inaugura no Centro Cultural Municipal de Vila das Aves a 4 de maio, pelas 16h00, apresenta obras dos rostos de mulheres e homens que fizeram frente à ditadura e lutaram pelos ideais de liberdade.
Segundo a artista, “nesta exposição ficam registos da História, rostos que nenhum lápis azul ou censura foi capaz de eliminar ou rasurar, na expectativa de que seja para além de uma homenagem, um estímulo à reflexão sobre o papel e lugar de cada um de nós na defesa dos direitos individuais e sobretudo civilizacionais”.
Os rostos de Sophia de Mello Breyner Andresen, Zeca Afonso, Adriano Correia de Oliveira, Maria Velho da Costa, Maria Barroso, Miguel Torga, Virgínia Moura e Carolina Beatriz são alguns dos que vão estar presentes na exposição.
A artista plástica quis, através da arte que tão bem domina, a pintura, homenagear todos os que lutaram, cada um com a arma que melhor sabia manejar, para que valores tão importantes como a Liberdade, a Igualdade e a Fraternidade não fossem meros conceitos, nem existissem apenas em sonhos e utopias.
Mafalda Rocha, artista plástica, pintora e professora, estudou Artes Plásticas-Pintura na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e, desde 2008, já realizou várias exposições individuais e coletivas em Portugal. A artista está, ainda, representada em várias coleções particulares do país e estrangeiro, nomeadamente na Suíça, em França e no Brasil.
A exposição tem entrada gratuita e pode ser vista até 29 de junho, no Centro Cultural Municipal de Vila das Aves.