Os alunos do Agrupamento de Escolas de São Martinho levam o projeto “reCRIAR… olhando” ao Centro Cultural Municipal de Vila das Aves, com uma exposição sobre o artista espanhol Pablo Picasso. Mostra de fotografia é inaugurada esta quarta-feira, 22 de março, pelas 17h00.
Nome incontornável da arte e da cultura do século XX, Pablo Picasso (1881-1973) é o artista escolhido para uma exposição de fotografia no Centro Cultural Municipal de Vila das Aves (CCMVA), no âmbito do projeto “reCRIAR…olhando”, inserida na experiência curricular Oficina de Audiovisuais, que os alunos do terceiro ciclo frequentam no Agrupamento de Escolas de São Martinho.
Um moinho, uma igreja, uma ponde ou um mosteiro são, ainda hoje, marcas bem visíveis, construídas num território e que ajudam a contar a história da população que o habita. É trabalhando este património como algo fundamental na construção da memória identitária de uma comunidade que esta mostra procura contribuir para o preservar, alertando igualmente para a necessidade da sua constante valorização, apoiada num diálogo intergeracional.
Anualmente, os alunos de todas as seis escolas deste agrupamento com sede em São Martinho do Campo prepararam trabalhos multifacetados no âmbito deste projeto. Desta vez, o foco está em Pablo Picasso, autor de uma prolífica obra que vai da escultura à pintura, passando pela cerâmica e pela cenografia, associada à dramaturgia e à poesia.
Cofundador do cubismo, ao lado de Georges Braque, Picasso é ainda hoje considerado um dos artistas mais revolucionários das artes plásticas das primeiras décadas do século XX. Entre as obras mais emblemáticas do artista, destacam-se “As Meninas de Avignon”, de 1907 e Guernica, de 1937, esta última icónica na sua representação das vítimas inocentes da guerra, especificamente do bombardeamento alemão da cidade de Guernica, durante a Guerra Civil Espanhola.