Decorreu ontem na Avenida da Igreja em Refojos a apresentação de Orlando Silva, candidato da CDU à União de Freguesias de Carreira e Refojos. Estiveram a acompanhar esta apresentação José Magalhães, candidato à Câmara Municipal de Santo Tirso e João Ferreira, candidato à Assembleia Municipal.
Na apresentação intervieram José Magalhães, de seguida João Ferreira que falou sobre o tema da desagregação das freguesias e por fim o candidato Orlando Silva.
José Magalhães referiu que esta candidatura tem como grande bandeira a desagregação das freguesias, diz que a mesma surgiu do diálogo próximo que a CDU tem mantido com o movimento criado na freguesia de Refojos para a desagregação das freguesias. O candidato disse que o movimento reuniu assinaturas de mais de metade da população de Refojos, sendo também essa uma das propostas da CDU, surgiu a união entre o partido e o movimento independente para a desagregação e consequentemente a candidatura de Orlando Silva à união de freguesias.
Orlando Silva agradeceu à CDU pelo voto de confiança e por priorizar os objetivos que têm em comum para melhorar as freguesias, apresentou-se como sendo um jovem de Refojos de Riba de Ave que tem como valores o respeito, a honestidade, a igualdade e a paixão pelas tradições. O candidato referiu que a sua candidatura assenta em três pontos fundamentais, que são as pessoas, a cultura e o património.
“A nossa principal prioridade consiste em lutar pela reposição das anteriores freguesias de Refojos e S. Tiago da Carreira. Este objetivo foi reforçado pela vontade da população, que demonstrou o interesse na desagregação destas freguesias através de uma petição para o efeito, que contou com a assinatura da maioria dos residentes de Refojos.
A cultura tem que ser valorizada, até porque enaltecer os talentos das pessoas da terra faz com que as mesmas queiram ficar por se sentirem integradas. Por essa razão, outro dos nossos objetivos baseia-se em repor atividades como outrora foi o “Refojos Ativo”, um evento que englobava vários tipos de cultura, desde o desporto às artes performativas, e que chegou mesmo a ter o campeonato nacional de BMX, facto diferenciador, já que Refojos era a única aldeia entre as várias cidades que constituíam o cartaz.
Ainda dentro deste ponto, realçar o ADR Santiaguense, uma associação desportiva que moveu várias pessoas e que, atualmente, apesar dos visíveis melhoramentos dos espaços desportivos, está esquecida.
No que diz respeito ao último ponto da nossa candidatura, mais concretamente ao património, pretendemos reconhecer o valor do mesmo e melhorar a sua preservação, bem como a sua divulgação.”
Orlando Silva referiu que em conjunto com a CDU “Iremos promover as condições que permitam garantir a promoção de atividades integrativas para todas as idades, eventos culturais e desportivos, bem como a conservação, valorização e divulgação do nosso património cultural.” terminou apelando ao voto no dia 26 de setembro “O vosso voto pode fazer a diferença e é realmente importante que valorizem o poder que têm em mãos. Apelamos, ainda, a que os jovens diminuam a taxa de abstenção que é sentida nessa faixa etária e se façam ouvir, já que somos o futuro destas freguesias.”