O CDS de Santo Tirso, representado por José Duarte Malheiro, Luís Ribeiro e Ricardo Silva esteve, na passada quinta-feira, reunido com o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa para apresentar as propostas do partido para o Orçamento Municipal de 2022.
As propostas apresentadas pelo partido com representação na Assembleia Municipal foram no âmbito da saúde, ambiente e floresta, proteção civil, água e saneamento, ensino, comércio tradicional, turismo, desporto, juventude e outros assuntos que consideram importantes.
Saúde:
– Situação do Hospital de Santo Tirso, que após a reversão do atual Governo, o Centro Hospital de Santo Tirso viu-se num vazio de investimento técnico e humano, que neste momento as suas valências estão completamente paradas e maribundas.
Queremos com isto, que a Camara Municipal exerça a sua força junto do Ministério da Saúde, para que cumpram com o prometido, ou seja, a total ativação de um serviço de saúde digno.
Ambiente e floresta:
– Ordenamento, manutenção e limpeza da nossa floresta. Responsabilização real aos proprietários privados que não cumprem estes requisitos.
– Limpeza das bermas das estradas municipais e acessos às variantes, que atualmente são um acumular de silvas, tapando na maioria dos casos os sinais de transito e proteções.
Proteção Civil:
– Aumento do apoio dos subsídios às cooperações de bombeiros do concelho, ajudando quem ajuda a população, abdicando e transferindo verbas de ações meramente populares e eleitoralistas.
Água e Saneamento:
– Datas para finalizar a rede de saneamento e de água canalizada no concelho.
Ensino:
– Necessidade em instalar no Concelho um ensino superior, e vemos na Escola Profissional Agrícola Conde S.Bento uma oportunidade para tal, agregando uma escola superior agraria, já que possuímos valências agrícolas e geográficas únicas, como a vinicultura, Pecuária e florestal.
Comercio Tradicional:
– Apoio fortíssimo aos comerciantes para fazer face à crise provocada pela pandemia, para a próxima época natalícia, sendo fulcral para a maioria do comercio local sobreviver, com uma aposta em mediadas de incentivo à compra no concelho, fomentada por concursos, sorteios de prémios, vales, descontos e demais regalias.
Turismo:
– Promoção dos locais turísticos e monumentos do Concelho, como as Quedas de Água da Fervença, revitalização do Santuário da Nossa Senhora da Assunção, Mosteiro de Vilarinho, Castro do Monte Padrão, Miradouro da Torre, entre outros.
– Criação do Bike Park em Monte Córdova
– Reativar a Feira das Tasquinhas com promoção exclusiva dos nossos restaurantes e doçarias.
Desporto:
– Maior apoio às associações desportivas e culturais do Concelho, em especial ao futebol concelhio.
– Maior apoio ao desporto de formação, comparticipando com seguros, inscrições e condições de treino.
Juventude:
– Criar a semana do jovem Tirsense, durante as festas S.Bento, com divertimento, espetáculos e conferencias.
– Reativar o cartão jovem Tirsense.
Outros pontos:
– Requalificação do piso do recinto da Feira Municipal de Santo Tirso e Vila das Aves.
– Criação do Site Digital para cada Freguesia, onde cada munícipe pode aceder digitalmente às suas necessidades, evitando deslocação à sede da junta de freguesia.
– Requalificação da estrada de cabanas/santa cruz, em Monte Córdova.
– Instalação de lombas na rua do picoto.
– Criação de um parque infantil no recinto da Feira de Santo Tirso.
– Atribuição/ nomeação da rua do Quartel dos Bombeiros Vermelhos, para Rua Dr Azuil Dinis.