Diário de Santo Tirso

Carlos Alves tem um “projeto inovador para o concelho” e quer colocar “Santo Tirso no mapa”

Imagem: Diário de Santo Tirso

O candidato da coligação “Valorizar +” à Câmara Municipal de Santo Tirso esteve presente na apresentação da candidatura de Mariana Trigo à Junta de Freguesia da Reguenga. No seu discursos, Carlos Alves teceu críticas à gestão autárquicas dos últimos 40 anos por parte do Partido Socialista.

Projeto para o concelho: “Queremos colocar Santo Tirso no mapa do desenvolvimento e do progresso, como se exige a um concelho com a nossa história e o nosso valor. Mas que, por falta de estratégia e, principalmente, de ambição das lideranças autárquicas dos últimos 40 anos, nos têm afastado desse objetivo. Objetivo esse que é, tão só, valorizar mais o que de melhor temos e criar uma estratégia de desenvolvimento e progresso para os próximos anos. Na base da nossa estratégia estão, como não poderia deixar de ser, as nossas freguesias. Não poderemos construir a casa pelo telhado. Temos que devolver as freguesias às suas gentes. E só existe um caminho para o concretizarmos: apoiando e engrandecendo as associações e coletividades das nossas freguesias.

Valorização das associações: “Um concelho só se afirma verdadeiramente quando as suas associações são fortes, livres, criativas e vivas. Mas, para que as associações sejam assim, a câmara municipal tem de, em primeiro lugar, conhecer muito bem a história de cada associação, em segundo lugar conhecer o trabalho que fazem em prol da sua comunidade, e em terceiro lugar ser verdadeiramente parceira das associações. Apoiando-as no desenvolvimento das suas atividades, disponibilizando, para o efeito, meios humanos e físicos que a Autarquia tem. Promovendo, dessa forma o gosto pela terra e pelas suas tradições. Transformando as associações em berços de lideranças e empreendedorismo. Lamentavelmente, bem sabemos que não é assim e que isto nunca foi feito. Temos de criar uma “Mostra Anual do Associativismo Concelhio”, que não seja só uma volta de associações, dispersa por três áreas do concelho, para que possamos todos conhecer o trabalho que é feito, atraindo, desse modo, as nossas crianças e os nossos jovens, como forma de perpetuar o trabalho feito.

Proximidade com as várias entidades: Não precisamos de obras megalómanas, nem projetos irrealistas. Basta-nos conhecer bem o nosso concelho e as nossas gentes, desde as associações culturais, desportivas e recreativas, às nossas instituições de cariz social, passando pelas nossas empresas.

As próximas eleições autárquicas deverão realizar-se no final de setembro deste ano. Carlos Alves, Alberto Costa, Ana Isabel Silva, Joana Guimarães e José Magalhães são os candidatos à presidência da Câmara Municipal de Santo Tirso.

Exit mobile version