Mais de uma dezena de grupos de folclore do concelho vão interpretar, nos dias 4 e 5 de janeiro, temas emblemáticos do Cantar dos Reis, na Fábrica de Santo Thyrso.
O tradicional Cantar dos Reis, que dá continuidade à tradição bem enraizada em Santo Tirso, regressa à cidade nos dias 4 e 5 de janeiro. Ranchos folclóricos e grupos etnográficos do concelho, devidamente trajados, vão interpretar, na Fábrica de Santo Thyrso, vários cantares emblemáticos das celebrações do Dia de Reis.
No sábado, dia 4 de janeiro, o Cantar dos Reis vai contar com atuações do Grupo Folclórico de Santa Cristina do Couto, do Rancho Folclórico de S. Tiago de Rebordões, do Rancho Típico de Santa Maria da Reguenga, do Rancho Folclórico de Santa Eulália de Lamelas e do Rancho Etnográfico de Santa Maria de Negrelos. Os grupos sobem ao palco a partir das 21h00.
Já no domingo, dia 5, vão atuar, a partir das 15h00, o Grupo Etnográfico das Aves, o Rancho Folclórico de S. Salvador de Monte Córdova, o Grupo Folclórico Infantil e Juvenil da Ermida, o Rancho Folclórico de S. Mamede de Negrelos, o Grupo Folclórico de S. Martinho do Campo e o Rancho Folclórico de S. Pedro de Roriz.
Seguindo a tradição marcada pelo nascimento de Jesus, o Cantar dos Reis assume-se como um momento de defesa do património imaterial de natureza religiosa, cultural e social, expresso na sua forma mais autêntica, através de letras, músicas e trajes. A iniciativa é promovida pela Câmara Municipal de Santo Tirso e a entrada é gratuita.