Diário de Santo Tirso

Candidatos da CDU fizeram caminhada por lugares históricos em Vila Nova do Campo

Os candidatos da coligação da CDU que engloba o Partido Comunista Português (PCP) e o partidos Os Verdes, fizeram hoje uma caminhada por lugares históricos das anteriores freguesias de São Martinho do Campo, São Salvador do Campo e São Mamede de Negrelos que resultaram numa união de freguesias chamada Vila Nova do Campo.

Como pontos de interesse histórico, patrimonial e cultural, visitaram a Ponte de Negrelos sobre o rio Vizela, de origem romana, e que recorda a heróica tentativa de defesa da passagem da ponte por parte dos habitantes de S.Martinho do Campo à progressão das tropas francesas, em 25 e 26 de Março de1809; as antigas igrejas de S. Salvador do Campo e S. Mamede de Negrelos.

A candidatura CDU em Vila Nova do Campo apresenta-se com o lema “EM NOME DA NOSSATERRA.”

Tendo em conta a defesa dessas terras, a referida caminhada procurou destacar lugares de identidade e cultura das freguesias, cuja história se viu afetada pela decisão tomada em2013, por parte do governo PSD/CDS, de liquidação de milhares de freguesias, a régua e esquadro, não obstante a contestação generalizada da maioria das populações visadas.

“As populações não se conformam com a extinção da sua freguesia. Sentem que perderam a sua identidade, sentem-se mais abandonadas e isoladas. Assim, a CDU irá lutar até às últimas consequências, pois esse é o seu compromisso e a vontade das populações, para reverter o processo de fusão de Freguesias, de que são exemplo as freguesias de S. Martinho (Campo), S. Salvador do Campo e Negrelos (S. Mamede)”, refere a CDU.

Exit mobile version