O Futebol Clube Tirsense e a Associação Recreativa de S. Martinho vão competir novamente na mesma série do Campeonato de Portugal, esta época na Série A após duas épocas em que competiram na Série B. No entanto são várias as diferenças para esta época.
O Diário de Santo Tirso fez um levantamento sobre o que é diferente em 2022/23. Em primeiro lugar são mais equipas e mais jogos na 1ª fase. A época passada a Série B teve apenas 10 equipas e esta época são 14 os clubes que irão competir.
Relativamente à parte superior da tabela o regulamento é igual, os dois primeiros classificados irão disputar a fase de subida.
A diferença mais significativa prende-se com a parte inferior da tabela, os seis piores classificados descem automaticamente ao Campeonato Distrital sem jogar qualquer fase de manutenção, como aconteceu a temporada passada. Os restantes seis clubes, do 3º ao 8º lugar, asseguram a manutenção.
Fazendo um estudo das equipas, na época passada, 2021/22, a Série B foi composta por 10 equipas. Além das duas do concelho de Santo Tirso, o Paredes, Mirandela, Amarante, Vila Meã, Vila Real, Santa Marta, Berço e Macedo de Cavaleiros.
Na temporada que está prestes a começar, 2022/23, a Séria A é composta por 14 equipas: Amarante, Bragança, Brito, Dumiense, Juventude Pedras Salgadas, Maria da Fonte, Merelinese, Monção, Pevidém, Vianense, Vila Meã e Vilar de Perdizes.
Analisando os factos temos então o Pevidém que após uma brilhante subida de divisão em 2020/21 acabou por descer novamente da Liga 3 para o Campeonato de Portugal sendo inclusive a pior equipa do campeonato recém criado, vencendo apenas dois jogos durante toda a temporada.
Continuando a análise são seis as equipas que se mantiveram no campeonato de Portugal, as seis com registos medianos:
Maria da Fonte – 4º lugar – Série A
Amarante – 5º lugar – Série B
Juventude Pedras Salgadas – 5º lugar – Série A
Vila Meã – 6º lugar – Série B
Vianense – 7º lugar – Série A
Merelinense – 8º lugar – Série A
Para finalizar são cinco os clubes que foram promovidos das divisões secundárias:
Bragança – Distrital Bragança
Brito – Distrital Braga
Dumiense – Distrital Braga
Monção – Distrital Viana do Castelo
Vilar de Perdizes – Distrital Vila Real
Juntando à análise as equipas do concelho, o Tirsense e o São Martinho, a Série B do Campeonato de Portugal 2022/23 é composto por 4 equipas da Série A da temporada passada, 4 equipas da Série B da temporada passada, 5 equipas promovidas da distrital e uma equipa despromovida da Liga 3.