Diário de Santo Tirso

Caminhada Rosa consciencializou Santo Tirso sobre a prevenção do cancro de mama

Imagem: Diário de Santo Tirso

A cor que se destacou ontem na cidade de Santo Tirso foi o rosa. Milhares de pessoas aderiram à “Caminhada Rosa” que teve como principal objetivo homenagear as mulheres com cancro da mama e sensibilizar para a importância da prevenção através do rastreio.

O cancro da mama é um problema relevante de saúde pública. Segundo os dados estatísticos mais recentes (Globocan, 2021), o cancro da mama é o mais frequente (prevalente) em Portugal e em todo mundo. Se diagnosticado e tratado precocemente, o cancro da mama tem uma taxa de cura superior a 90%. A prevenção e diagnóstico precoce são fundamentais para o aumento da sobrevivência e manutenção da qualidade de vida da mulher.

Entre as milhares de pessoas que se juntaram para caminhar por esta causa, destaca-se a presença de Laurinda Osório, Presidente da Liga dos Amigos do Hospital de Santo Tirso, Pedro Dias, representante da Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Norte, Alberto Costa, Presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso e todos os elementos do seu executivo.

A caminhada que foi promovida pela Liga dos Amigos do Hospital de Santo Tirso e contou com o apoio de vários patrocinadores, teve inicio em frente à Câmara Municipal de Santo Tirso e seguiu enchendo as ruas de rosa até ao Parque Urbano Sara Moreira. Já no parque foram sorteados alguns prémios aos participantes e também como forma de simbolizar o fim da caminhada foram largados pombos.

Imagem: Diário de Santo Tirso
Exit mobile version