Durante o mês de abril, o município de Santo Tirso voltou a associar-se à prevenção dos maus-tratos na infância. Ontem, a autarquia promoveu, em parceria com a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em Risco (CPCJ), a já tradicional Caminhada dos Afetos.
Todos os anos desde que, em 1989, uma avó nos Estados Unidos da América amarrou um laço azul à antena do carro para chamar à atenção dos maus-tratos na infância, são muitos os que se associam, em todo o mundo, à campanha do “Laço Azul”, durante o mês de abril.
De forma a despertar as consciências para esta problemática também o município de Santo Tirso, em parceria com a CPCJ, juntou-se ao Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância, promovendo várias iniciativas. Simbolicamente, vários edifícios, desde logo os Paços do Concelho e várias juntas de freguesia, foram iluminados de azul, alertando para a temática. Foi ainda lançado um desafio às famílias e escolas para criarem o seu “laço azul”, a ser exposto em casa ou nos estabelecimentos de ensino.