Diário de Santo Tirso

Câmara Municipal vai rescindir contrato com a INDAQUA e criar uma nova empresa municipal

Imagem: Diário de Santo Tirso

O Presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa, anunciou esta tarde em conferência de imprensa que o município vai efetuar o resgate da concessão da água à empresa INDAQUA.

A decisão prende-se com o facto de Santo Tirso ter desde há vários anos a água mais cara do país, tal como explica Alberto Costa: “Não me podia resignar com a situação de injustiça de que está a ser vítima a população do concelho, obrigada a pagar a água mais cara do país”.

A solução encontrada, segundo o executivo municipal, passa por resgatar a concessão à INDAQUA e criar uma nova empresa municipal que garanta a exploração do serviço de água. Para Alberto Costa, dos vários modelos estudados, esta é a melhor opção, uma vez que agrega um conjunto de vantagens: “Permite reduzir 35 por cento os tarifários, garante uma gestão altamente profissional que assegura os padrões de qualidade existentes, abre caminho à possibilidade de se avançar para uma empresa intermunicipal, e carece de aprovação da Assembleia Municipal, envolvendo todos os partidos numa decisão que tem implicações no futuro do Município”.

A INDAQUA terá de ser indemnizada em 12 milhões de euros. Alberto Costa refere que os munícipes “não serão prejudicados, visto que beneficiarão de uma significativa redução real no tarifário de 35%”.

De acordo com os termos do contrato de concessão em vigor o resgate terá efeito nos tarifários a partir de janeiro de 2023. Até lá, a concessionária continuará a gerir e a explorar a rede de abastecimento de água.

Imagens: Diário de Santo Tirso
Exit mobile version