É o grande assunto do momento dos últimos dias em Santo Tirso, o encerramento da linha dos Transportes Urbanos de Santo Tirso (TUST) motivou uma reação por parte do principal partido da oposição (PSD) e o Executivo Municipal reagiu, através de um comunicado enviado às redações.
A garantia, segundo os responsáveis camarários, é total, as linhas de transportes em Santo Tirso serão mantidas noutros moldes e sendo que não haverá motivo para alarmismo.
Confira o comunicado na íntegra.
Na sequência de uma nota de imprensa – intitulada “Alberto Costa anuncia término dos TUST e dá golpe nos munícipes mais jovens e carenciados” – enviada às redações, no passado dia 25 de janeiro, pelo Partido Social Democrata (PSD) de Santo Tirso, na sequência da reunião pública do executivo realizada nessa data, vem a Câmara Municipal de Santo Tirso esclarecer o seguinte:
1. Na reunião pública do executivo da Câmara Municipal de Santo Tirso do dia 25 de janeiro de 2024, os vereadores da coligação PSD/CDS-PP solicitaram um esclarecimento ao presidente desta autarquia, Alberto Costa, acerca do fim dos Transportes Urbanos de Santo Tirso (TUST).
2. A este pedido de esclarecimento, respondeu Alberto Costa fornecendo a mesma informação que já tinha transmitido aos vereadores do PSD/CDS-PP em reunião de Câmara de 9 de julho de 2020 e que os atuais vereadores daquela coligação tinham obrigação de conhecer – bastar-lhes-ia consultar a ata respetiva. Ou seja, que a concessão dos TUST terminaria no dia 31 de janeiro de 2024, na sequência do processo de alteração da mobilidade urbana em curso na Área Metropolitana do Porto, através da UNIR, e no concelho de Santo Tirso, por via da MobiAve.
3. Conforme foi transmitido pelo presidente da Câmara aos atuais vereadores do PSD/CDS-PP, não há, portanto, nada de novo neste processo e que eles próprios já não tivessem conhecimento, a não ser que o trabalho de casa obrigatório para a preparação das reuniões do executivo não tivesse sido feito de forma competente ou que a sua atuação tenha por base a má-fé.
4. Tal como foi transmitido aos referidos vereadores, em virtude do atraso no arranque do serviço da MobiAve, devido a um conjunto de constrangimentos alheios ao Município, apenas no segundo semestre deste ano se prevê que a operação esteja no terreno. Por isso mesmo, até lá, a Câmara Municipal de Santo Tirso irá garantir aos munícipes, através de contrato estabelecido com uma empresa de transportes públicos, o serviço nas mesmas linhas que eram asseguradas pelos TUST, estando, inclusive, prevista a otimização em algumas delas – em concreto nas linhas municipais (TUST, Pacense e Transdev).
5. Face ao conteúdo da nota de imprensa e dos conteúdos, entretanto, difundidos nas redes sociais daquele partido, apenas se pode concluir que, mais do que uma verdadeira preocupação com a qualidade do serviço de transportes públicos dos munícipes, o PSD de Santo Tirso está interessado em semear a desinformação e o alarmismo entre a população com objetivos claramente eleitoralistas.
6. A deturbação da verdade – porventura fruto da sofreguidão eleitoralista – vai ao cúmulo de, nas suas redes sociais, o PSD de Santo Tirso publicar um mapa da rede TUST de 2013, que deixou de existir em 2023 na sequência da atualização e melhoria da mesma.
7. Perante o comportamento reiteradamente manipulador da opinião pública por parte da coligação PSD/CDS-PP, resta ao Município de Santo Tirso lamentar que a violação da ética política se sobreponha à vontade de trabalhar, genuinamente, em prol do bem-estar dos nossos munícipes.