A Câmara Municipal de Santo Tirso promove, a partir desta quinta-feira, 6 de outubro, uma nova edição do Orçamento Participativo Jovem (OPJ). As candidaturas podem ser submetidas, a partir das 12h00, na plataforma www.opjst.cm-stirso.pt .
Com o objetivo de adequar as políticas públicas municipais às necessidades e perspetivas dos jovens, o OPJ pretende contribuir para uma cidadania ativa da população entre os 12 e os 30 anos.
Alberto Costa, presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, considera que é uma oportunidade para os jovens fazerem a diferença e apela à participação.
“Temos disponível um orçamento de 120 mil euros, é um estímulo para os jovens se mobilizarem e pensarem de que forma o Orçamento Participativo Jovem pode contribuir para um concelho melhor, espero que, acima de tudo, participem”, refere.
As propostas devem ser submetidas, exclusivamente, acedendo à plataforma eletrónica criada para o efeito, www.opjst.cm-stirso.pt, a partir de 6 de outubro e até dia 8 de novembro, às 12h00.
De 9 novembro a 3 de janeiro serão analisadas pela Comissão Técnica todas as propostas que estejam de acordo com os requisitos estabelecidos no regulamento. São também os jovens, entre os 12 e os 30 anos, a decidir a proposta vencedora. A votação estará aberta de 26 de janeiro a 14 fevereiro.
Lançado em 2014, OPJ tem estado na origem de importantes espaços do concelho como a Praia Urbana e a Horta Urbana.