O apoio a atletas de alto rendimento destina-se, exclusivamente, a naturais ou residentes no concelho de Santo Tirso, não profissionais, que participem em competições ao mais alto nível desportivo nacional e internacional.
Na cerimónia, que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho, Alberto Costa destacou que estes contratos significam a aposta do Município nos seus atletas. “Mais do que a dinamização de programas de promoção de desporto e atividade física, e a aposta na requalificação e construção de infraestruturas desportivas, acreditamos e apostamos nos atletas”, disse.
O autarca sublinhou que “o desporto é um instrumento de afirmação territorial, de forte promoção da marca Santo Tirso e de investimento em hábitos de vida saudável”, razão pela qual “é e continuará a ser uma prioridade para o Município.
Alberto Costa lembrou, ainda, que “desde 2017 já foram investidos pela Câmara Municipal 72 500 euros em contratos de apoio desportivo a atletas de alto rendimento, que contribuíram, certamente, para o crescente sucesso em termos de marcas e títulos alcançados”.
Os atletas apoiados este ano são Adélio Gouveia (Orientação), Alexandre Barbosa, Joana Vinhas, Martim Ferreira e Duarte Carvalho (Kickboxing e Muay Thai), Álvaro Forno (Trampolins), André Gonçalves (Pesca), Barbara Venâncio (Patinagem Artística), Carlos Ferreira, Cristina Lagoa, Francisco Gonçalves e Rui Carneiro (Trail e Skyrunning), Daniela Ferreira (Futsal), Rui Gomes, Ercília Machado e Patrícia Silva (Trail), Francisco Silva e Manuel Ribeiro (Karaté), Guilherme Silva e João Luís Silva (Ténis), João Andrade e Manuel Azevedo (Ralis), João Vale (Quadcross), Joaquim Machado (Atletismo Adaptado), Naurio Rosa (Kickboxing) e Vítor Teixeira (Skyrunning/Ciclocross/Duatlo).