Diário de Santo Tirso

CAID distinguida com uma Menção Honrosa no Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio 2020

A CAID (Cooperativa de Apoio à Integração do Deficiente) foi contemplado com uma Menção Honrosa no Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio 2020 na categoria de Inovação e Sustentabilidade, com o projeto Bolsa de Serviços – JARDIN’ART.

O Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio, criado pela CASES em 2012, destina-se a homenagear as pessoas singulares e coletivas que, em cada ano, mais se tenham distinguido em domínio relevantes para a Economia Social, contando com cinco categorias e um Prémio de Honra.

O projeto Bolsa de Serviços CAID pretende dar resposta a um problema social, mais especificamente, pretende diminuir a dificuldade de inclusão profissional de pessoas com deficiência. A solução encontrada passou pela criação de uma Bolsa de Serviços na qual pessoas com deficiência prestam serviços de catering, artesanato e jardinagem a entidades externas e privados. O serviço de jardinagem – JARDIN’ART – inclui os seguintes serviços: projetos de criação de espaços ajardinados; recuperação e manutenção de jardins; decoração de floreiras; aluguer e venda de plantas; arranjos florais para congressos e outros eventos; aconselhamento técnico; desmatação e limpeza de terrenos; Produção de hortícolas para consumo interno na CAID e eventual venda se a produção for excedente.

Ao longo dos 12 meses de projeto, 13 jovens adultos com deficiência puderam usufruir de uma experiência laboral em contexto real. O número foi superior ao inicialmente previsto pois as inclusões profissionais registadas – duas integrações numa entidade externa e parceira deste projeto, a Câmara Municipal de Santo Tirso – excederam as expectativas iniciais. Por outro lado, mais jovens da instituição demonstraram interesse em envolver-se neste projeto.

Exit mobile version