Os Bombeiros Voluntários Tirsenses e o Núcleo da Proteção Civil uniram esforços para promover uma sessão de Suporte Básico de Vida na Escola Tomaz Pelayo. A sessão teve lugar no dia 27 de fevereiro e teve como objetivo dotar os alunos de competências que lhes permitam agir perante situações de emergência e salvar vidas.
A sessão foi dinamizada pelo Bombeiro Voluntário Pedro Silva, que começou por apresentar uma componente teórica sobre a atividade do Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM), a organização, as fases e os intervenientes do SIEM, bem como a Cadeia de Sobrevivência, conjunto de procedimentos que deve ser seguido em caso de emergência médica para aumentar a probabilidade de sobrevivência da vítima.
Seguiu-se uma componente prática, na qual todos os alunos tiveram a oportunidade de simular situações de emergência e aplicar manobras de suporte básico de vida, como as manobras de reanimação cardiorrespiratória, procedimentos de desobstrução das vias aéreas e Posição Lateral de Segurança.
A sessão de Suporte Básico de Vida permitiu aos alunos adquirir competências e consolidar saberes que lhes permitirão agir perante situações de emergência, tanto vividas na primeira pessoa como sofridas por terceiros. A iniciativa foi enquadrada pedagogicamente na estrutura curricular dos alunos, aproximando os saberes das realidades e sensibilizou os alunos para a necessidade de usar o conhecimento em favor da vida.
Esta sessão foi um sucesso e demonstrou a importância de formar os jovens em competências de suporte básico de vida. Através da sessão, os Bombeiros Voluntários Tirsenses e o Núcleo da Proteção Civil mostraram o seu compromisso com a segurança e o bem-estar da comunidade, incentivando os jovens a serem agentes de mudança em situações de emergência.