Esta bola de fogo foi avistada nos céus de Santo Tirso, em todo o Norte do país e ainda na Galiza, Espanha, às 21h00, durante apenas três segundos. A entrada de um meteorito na atmosfera terrestre deverá ser a explicação mais lógica o fenómeno.
De acordo com testemunhas, a bola de fogo foi avistada durante apenas três segundos. Esta tinha uma cor verde intensa e fragmentou-se ao passar nos céus. José María Madiedo, investigador principal do projeto SMART referiu que a trajetória e a velocidade ainda não foram calculadas e que espera por dados de outros observatórios para iniciar este processo.
Uma rocha vinda do espaço, ao colidir com a atmosfera a uma velocidade enorme, ficou incandescente, gerando assim uma bola de fogo visível a uma distância considerável. Pelo comportamento desta rocha, o mais provável é que tenha tido origem num asteroide e não num cometa.
De acordo as primeiras informações disponíveis, ainda sem qualquer confirmação oficial, a rocha terá sobrevoado o Norte de Portugal ou talvez o Atlântico, junto à costa de Portugal e Galiza.