Diário de Santo Tirso

Bloco de Esquerda visitou ontem o Lar Familiar Da Tranquilidade em Vila das Aves

Imagem: Diário de Santo Tirso

Ana Isabel Silva, candidata à Câmara Municipal de Santo Tirso pelo Bloco de Esquerda e Berta Soares, candidata à Junta de Freguesias de Vila das Aves estiveram ontem reunidas com a direção do Lar Familiar Da Tranquilidade em Vila das Aves para perceber o funcionamento do lar e as suas necessidades.

O Lar Familiar Da Tranquilidade foi fundado em 1990, tendo começado com 12 utentes para o Lar e 25 utentes para o Centro de Dia. Atualmente a instituição tem três valências com acordos com a Segurança Social, um centro de dia com capacidade para 20 utentes, um lar para 50 utentes e um serviço de apoio domiciliário para 30 utentes.

Para Berta Soares um dos maiores problemas que o lar padece é a falta de voluntários, referiu que para além dos efetivos do lar também são necessários voluntários para garantir o bom funcionamento, no entanto cada vez se verificam menos pessoas a fazer voluntariado. A candidata à Junta de Freguesia de Vila das Aves também referiu que o lar tem uma lacuna nos transportes dos idosos, os utentes do centro de dia têm que se deslocar para o lar através de meios próprios pois não há uma carrinha que garanta esse serviço, Berta Soares afirma que a autarquia pode e deve ajudar a fazer esse transporte pois dispões de carrinhas e autocarros para esse efeito.

Ana Isabel Silva refere que o tratamento dos idosos é uma das grande preocupações do Bloco de Esquerda, defende que as Juntas de Freguesia pela sua proximidade são quem tem que assinalar os idosos em risco e estar atentos às suas necessidades. A candidata à Câmara Municipal de Santo Tirso referiu que a autarquia tem um papel fundamental para a criação de uma rede de apoios sociais quer para os idosos quer para crianças em inicio de vida.

Exit mobile version