A nova concessão do estacionamento em Santo Tirso tem provocado um descontentamento generalizado na população e todos os partidos da oposição, da direita à esquerda, manifestam a sua indignação. O Bloco de Esquerda de Santo Tirso enviou para as redações um comunicado demonstrando a sua oposição à medida do executivo socialista.
O Município de Santo Tirso concessiona o estacionamento a uma empresa privada num contrato com duração superior a uma década, o que segue a política de concessões longas do Partido Socialista, desde a gestão das cantinas escolares à água. O Bloco de Esquerda votou contra esta concessão na Assembleia Municipal de fevereiro deste ano.
A Câmara Municipal justifica este contrato pela defesa do interesse público e enquanto uma reinvindicação do comércio local. No entanto, esta concessão não serve o interesse público. Numa altura de inflação e dificuldade económicas, a Câmara Municipal decide agravar estas dificuldades dos tirsenses. Estamos particularmente preocupados com os moradores em zonas abrangidas por esta concessão que terão de pagar 130€ anualmente para estacionarem o seu carro.
O Bloco de Esquerda irá fazer uma pergunta por escrito ao executivo da Câmara porque a informação disponibilizada na Assembleia Municipal é que o estacionamento seria pago das 9h00 às 19h. No entanto, o pagamento junto à Piscina Municipal (Rua do Retiro) é pago 24 horas, todos os dias da semana. Assim, o executivo não disponibilizou à Assembleia Municipal toda a informação, o que se trata de uma desrespeito grave pelo orgão municipal.
Na perspetiva do Bloco de Esquerda, a promoção do centro da cidade sem carros passa pelo aumento substancial de transportes públicos e pela criação de zonas de estacionamento nas entradas da cidade. Só desta forma existe uma real liberdade de deslocação.