Diário de Santo Tirso

Bloco de Esquerda propõe 14 medidas para a União de Freguesias de Santo Tirso

O Bloco de Esquerda de Santo Tirso, através de um comunicado enviado às redações, deu a conhecer as suas propostas para a União de Freguesias de Santo Tirso, Couto(S. Cristina e S. Miguel) e Burgães.

Participação cidadã, mobilidade, acessibilidades, desporto, associativismo, educação e cultura são as áreas essenciais que merecem atenção por parte dos bloquistas.

Participação Cidadã

1. Retomar o website da União de Freguesias, que se encontra inativo, para que os fregueses possam extrair documentação ou consultar informações sobre as atividades da União de Freguesias e sobre a data de realização das Assembleias de Freguesia.

2. Disponibilizar, no website, informações sobre o Provedor da Junta e o seu endereço de contacto, promovendo a transparência deste órgão. Coesão Social

3. Apoiar famílias necessitadas, trabalhando com todas as instituições da freguesia para ajudar a colmatar as dificuldades de vária ordem decorrentes da crise económica. Ambiente e Sustentabilidade Ambiental

4. Colocar mais ecopontos na União de Freguesias, nos locais que melhor sirvam os interesses dos moradores.

5. Melhorar a conservação, reparação e limpeza/varredura das ruas e jardins da União de Freguesias.

6. Colmatar a necessidade de iluminação pública que existe na União de Freguesias (a título de exemplo, nas ruas adjacentes ao antigo espaço da feira, em Santo Tirso, em que os focos de iluminação se encontram desligados).

7. Completar a rede de saneamento básico.

Mobilidade e Acessibilidades

8. Melhorar e aumentar a rede de transportes públicos na União de Freguesias.

9. Recuperar e requalificar as ruas em estado degradado, melhorando as condições de acesso a pessoas com mobilidade reduzida (em particular, a rua 5 caminhos, a estrada da cruz e a estrada em Santa Cristina do Couto).

10. Requalificar os bancos do Parque D. Maria II e atentar na limpeza do espaço.

Desporto e Associativismo

11. Promover a realização de eventos desportivos e recreativos que englobem todos os moradores da União de Freguesias.

12. Dinamizar uma aula de mobilidade para seniores, aos sábados, juntamente com o programa já implementado de medição dos valores da glicemia e da pressão arterial.

Educação e Cultura

13. Organizar eventos culturais, não dependendo da iniciativa da Câmara Municipal e articulando-os com os ranchos e associações culturais da União de Freguesias.

14. Manter um contacto permanente e uma estreita colaboração com as associações de pais e encarregados de educação, concedendo-lhes o apoio necessário.

Exit mobile version