O bispo auxiliar do Porto, D. Pio Alves, crismou, no passado dia 6 de fevereiro os jovens das Paróquias de: S. Miguel do Couto, Santa Maria Madalena de Santo Tirso (parte da manhã), S. Pedro de Agrela, S. Salvador de Monte Córdova, S. Tiago de Rebordões, S. Bartolomeu de Fontiscos, S. Tiago da Carreira, S. Cristóvão de Refojos, Santa Maria da Reguenga, Santa Eulália de Lamelas, S. Paio de Guimarei e Santa Cristina do Couto.
Ao Sr. D. Pio Alves agradecemos a disponibilidade e amabilidade. Aos jovens Crismados… Parabéns pela vossa coragem… As Comunidades Paroquiais precisam de cada um de vós… Há pressa no ar”, refere a Vigararia de Santo Tirso nas redes sociais.
A Crisma, segundo a doutrina da Igreja Católica, é um sacramento da Igreja Católica em que o fiel recebe, através da ação do bispo, uma unção com o Crisma. Trata-se de um rito em que o ministro sagrado impõe as mãos sobre os confirmandos, invocando o Espírito Santo, e os unge com óleo de oliveira. “A Crisma é um sacramento que nos dá o Espírito Santo, imprime na nossa alma o caráter de soldados de Cristo, e nos faz ser perfeitos cristãos.” Ao serem batizados os crismandos assumem sua fé de livre vontade e se responsabilizam por ela. Ao receber o sacramento da confirmação, o crismando afirma, por conta própria, que é membro da fé católica.