Diário de Santo Tirso

Biblioteca Municipal acolheu Concurso Nacional de Leitura

A Biblioteca Municipal de Santo Tirso foi hoje palco da fase municipal do Concurso Nacional de Leitura, juntando 46 alunos dos três ciclos de ensino e do secundário. No final, foram apurados os 12 jovens que irão representar Santo Tirso na fase intermunicipal, que terá lugar em Matosinhos, no dia 26 de abril.

O dia começou com a realização de uma prova escrita, de onde saíram os cinco selecionados para a prova de palco, no âmbito da qual tiveram de ler um excerto de um livro por cada nível de ensino.

“A manta do José”, de Miguel Gouveia, foi a obra destinada aos alunos do 1º ciclo. Para os do 2º ciclo, o livro escolhido foi “O Segredo do Rio”, de Miguel Sousa Tavares, ao passo que os do 3º ciclo leram um excerto de “O Conto da Ilha Desconhecida”, de José Saramago.

Os alunos do ensino secundário, que tal como os do 2º e 3º ciclos tiveram de fazer uma breve explicação da passagem escolhida, leram “O Triunfo dos Porcos/A Quinta dos Animais”, de George Orwell.

No final das provas, foram selecionados os 12 alunos que irão representar Santo Tirso na fase intermunicipal da 16ª edição do Concurso Nacional de Leitura, em Matosinhos.

Afonso Daniel (Instituto Nun’Alvres), Duarte Filipe (Escola Básica de Foral) e Ema Magalhães (Escola Básica da Ponte), foram os eleitos do 1º ciclo.

Do 2º ciclo, os melhores desempenhos pertenceram a Simão Martins Araújo (Escola Básica Ave), Beatriz Santos (Escola Básica de Agrela e Vale do Leça) e Inês Lopes (Escola Básica da Ponte).

Mafalda Pinto Lima (Escola Básica Ave), Mariana Oliveira (Escola Básica São Martinho) e Matilde Pires (Escola Secundária Tomaz Pelayo), foram as vencedoras do concurso relativo ao 3º ciclo.

Já o ensino secundário estará representado na fase intermunicipal por Margarida Silva e Inês Costa (Escola Profissional Agrícola Conde de São Bento) e, ainda, Vasco Costa (Escola Secundária D. Afonso Henriques).

A vereadora da Cultura, Ana Maria Ferreira, marcou presença na entrega dos diplomas aos vencedores e aproveitou o momento para agradecer aos professores e às escolas pelo trabalho feito no âmbito da leitura.

“Um dos objetivos da Câmara Municipal de Santo Tirso é a promoção de hábitos de leitura e que as crianças e os jovens se sintam motivados para esta prática. O Município tem, por isso, vindo a reforçar o trabalho feito com os estabelecimentos de ensino, com as bibliotecas escolares e também com as famílias dos nossos alunos”, realçou.

António Pires, coordenador interconcelhio da Rede de Bibliotecas e também júri da fase municipal concurso, sublinhou a ideia de que eventos como este “são momentos dignificantes para a promoção da leitura”. Em sua opinião, “quem chega a esta fase já é considerado leitor e é necessário continuar a alimentar esse desejo de ler nos jovens”.

António Sousa, professor da Escola Secundária Tomaz Pelayo e, igualmente, membro do júri, revelou que os alunos, “ao escolherem um excerto de uma obra, ao argumentarem e, no caso do secundário, ao fazerem uma ligação com a atualidade, demonstram empenho e amor aos livros, o que representa sementes que vão crescendo em cada um deles”.

Exit mobile version