No passado dia 29 de novembro de 2024, realizou-se o ato eleitoral para a eleição dos órgãos sociais da Associação de Atletismo do Porto (AAP), referente ao quadriénio 2024-2028. A Lista A, única lista candidata, liderada por Bernardino Alves, foi eleita com o apoio da maioria dos clubes filiados.
Bernardino Alves, natural de Santo Tirso, assume assim a continuidade do trabalho que tem vindo a desenvolver nos últimos três mandatos. Durante este período, foram implementadas melhorias significativas, que fortaleceram o desenvolvimento do atletismo na região e beneficiaram clubes, atletas e toda a comunidade desportiva.
Entre os principais feitos alcançados nos últimos 12 anos, destacam-se:
● Crescimento do número de atletas e competições de atletismo;
● Ampliação de infraestruturas, incluindo a montagem de uma zona de lançamentos longos em Lousada e o aumento do número de pistas homologadas;
● Inovação tecnológica: aquisição de sistemas eletrónicos como video finish, câmaras de dorsais, medidores de distância e ecrãs LED;
● Modernização de processos: introdução de dorsais anuais e um sistema online de inscrições e resultados;
● Promoção de eventos de destaque, como a Gala Anual da AAP, o Circuito Regional de Trail Running (Porto Trail Series) e as I Jornadas Técnicas da Associação.
Para além disso, foi reforçado o apoio aos clubes e juízes, promovida a formação de treinadores e dinamizados projetos de formação específicos para diferentes disciplinas do atletismo.
Apesar das conquistas, Bernardino Alves sublinha que “ainda há muito por fazer”, apontando os projetos prioritários para o novo mandato:
1. Construção de mais dois locais para lançamentos longos, reduzindo as dificuldades de treino e competição;
2. Construção de uma pista coberta permanente, para colmatar a falta de condições de treino no inverno e descentralizar competições nacionais;
3. Comemoração dos 100 anos da AAP, celebrando o legado histórico da associação.
A direção da Associação de Atletismo do Porto reforça que o envolvimento ativo dos clubes continuará a ser essencial para o sucesso dos projetos futuros e o desenvolvimento do atletismo regional.