No âmbito do programa Rondas, o Serviço de Turismo da Câmara Municipal de Santo Tirso organizou uma recriação da histórica batalha da ponte de Negrelos, que ali teve lugar em 1809, durante a 2ª invasão francesa.
O Rondas é um programa regular que explora o território do município e os seus ativos, usualmente sob a forma de visitas guiadas. O Rondas decorre habitualmente no último sábado de cada mês.
Na noite de 25 para 26 de março de 1809, mais de duas centenas de portugueses perderam a vida em defesa da Ponte de Negrelos. Numa heroica prova de bravura, que resultou na expulsão dos franceses da margem sul do rio Vizela, a população de São Martinho do Campo impediu o avanço das tropas napoleónicas, comandadas pelo general Jardon.
Reza a história que, durante a batalha, perante a desorientação dos seus militares face aos muitos tiros que vinham da outra margem, o general arrancou a espingarda das mãos de um militar e avançou para a ponte num ato de desafio, acabando por perder a vida ao ser atingido por uma bala certeira.
Promovido pela Câmara de Santo Tirso, o programa Rondas visa a organização de atividades de exploração do território e dos seus ativos, sob a forma de visitas guiadas.