A conhecida banda Tirsense, os Ecos da Tuna, têm um objetivo, tocar nas antigas 24 freguesias do concelho de Santo Tirso.
Formada em 2015, resultante de um grupo de jovens da Associação Tuna Musical de Rebordões, a banda fará em 2025, daqui a menos de dois anos, 10 anos de existência e para celebrar essa data, a banda propõe-se a esse incrível feito.
Tendo em conta as antigas 24 freguesias do concelho de Santo Tirso, os Ecos da Tuna já tocaram em 9 localidades: Santo Tirso, Burgães, Rebordões, Vila das Aves, São Tomé de Negrelos, Roriz, Monte Córdova, Refojos e Agrela.
Faltam ainda 15 localidades: Palmeira, Areias, Lama, Sequeirô, Santa Cristina do Couto, São Miguel do Couto, São Tiago da Carreira, Lamelas, Guimarei, Água Longa, Reguenga, São Martinho do Campo, São Salvador do Campo, São Mamede de Negrelos e Vilarinho.
A tarefa não será fácil mas é um desafio ambicioso assumido pela banda que tem como membros atualmente Mariana Carneiro (voz), Daniel Correia (bateria), Maria João (guitarra), Gabriela Alves (guitarra, elemento complementar),Hélder Alves (guitarra), Pedro (teclista e violino) e Diana Araújo (baixo).