Intitulada “Ética Desportiva, Que Educar?, decorreu, na passada quarta-feira, dia 10 de janeiro, uma palestra dirigida aos dirigentes, atletas e encarregados de educação dos escalões de formação da Associação de Moradores do Complexo Habitacional de Ringe. O objetivo foi, tal como o nome sugere, falar sobre a ética no desporto.
A ação, que se realizou no salão nobre da Junta de Freguesia de Vila das Aves, foi organizada pela AVS Futebol SAD e conduzida por José Mário Cachada.
O conceito de ética desportiva representa uma estrutura moral que define alguns limites para o comportamento dos atletas, de forma a preservar um sistema civilizado.
Este código de comportamento engloba atitudes, tais como:
Respeitar os adversários;
Recusar situações injustas de vantagem;
Saber perder (mantendo as emoções sob controle);
Ser modesto no momento da vitória.
A ética desportiva pode ser vista como um obstáculo à procura da vitória, especialmente para aqueles atletas que procuram ganhar a qualquer custo. Vencer é uma componente essencial do espetáculo. Contudo, isto não significa que seja necessário recorrer a agressões, violência, subornos, doping, etc. Assim, as regras da ética desportiva exigem que, além de respeitar o adversário, se saiba reconhecer o mérito do vencedor, guardando para si os sentimentos de tristeza e desapontamento.