A obra inaugurada envolveu a criação da Avenida 3 de Julho, ligando a rua D. Maria II ao centro escolar de São Tomé de Negrelos. Paralelamente, foram intervencionadas as ruas do Giestal, Moinho do Paço e José Luís Andrade.
Alberto Costa, Presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, considerou que “esta obra revolucionou o acesso ao centro de São Tomé de Negrelos, visto que a criação da nova avenida permite agilizar o trânsito automóvel e, simultaneamente, libertou a Rua do Giestal para uma via de utilização partilhada, privilegiando os modos suaves de circulação, aumentando, também, a capacidade de estacionamento junto à escola”.
Segundo o autarca, “esta intervenção enquadra-se na política de regeneração urbana que a Câmara Municipal de Santo Tirso está a implementar, promovendo os modos suaves de mobilidade”.
Para o presidente da Junta de Freguesia de São Tomé de Negrelos, Roberto Figueiredo, a inauguração da nova avenida e da requalificação das três ruas envolventes constituiu “um sonho materializado”. O autarca considerou tratar-se de “uma obra estrutural” para a vila.