Diário de Santo Tirso

Associação dos Amigos dos Animais de Santo Tirso alerta para perigo do fogo de artíficio

Imagem: ASAAST

Em causa está o facto de nos períodos festivos, em que  normalmente há o lançamento de fogo de artifício, muitos cães fogem de casa. As Festas de São Bento, em Santo Tirso, têm início hoje, por isso mesmo, a Associação dos Amigos dos Animais de Santo Tirso (ASAAST) tem deixado vários alerta, durante os últimos dias, para que os donos tenham cuidados especiais.

“As festas de São Bento começam hoje, POR FAVOR protejam os vossos animais. Não queremos receber dezenas de apelos a pedir partilhar por permitiram que os cães e gatos fugissem com medo dos foguetes. Não estrague esta festa com o desaparecimento e possível morte do seu animal de companhia! Coloque-o no interior e em segurança”, apelou hoje a ASAAST, nas redes sociais.

O fogo de artifício pode provocar ansiedade, taquicardia, vómitos, tremores, perda de controlo de urina ou fezes, necessidade de se esconder ou fugir, uivar, gemer ou ladrar. Tudo isto são sinais clínicos de medo e stress provocados pelos fogos, que podem culminar em convulsões ou morte no caso de animais muito medrosos ou com algumas patologias crónicas.

DICAS
Mantenha o seu cão dentro de casa depois de anoitecer;
Passeie o seu cão durante o dia e mantenha-o em casa após anoitecer, que são esperados fogos-de-artifício por perto;
Animais em pânico podem facilmente fugir e perder-se ou magoar-se, pelo que é importante que além do microchip (com dados atualizados) o mantenha identificado com uma chapinha na coleira.

Exit mobile version