Diário de Santo Tirso

Assinado protocolo para o funcionamento da equipa de Sapadores Florestais

Desde que entrou em funções, em 2008, a Equipa de Sapadores Florestais já geriu cerca 560 hectares de terreno, no concelho de Santo Tirso, o equivalente a mais de meio milhar de campos de futebol. A informação foi avançada pela Câmara Municipal de Santo Tirso, esta quinta-feira, Dia Internacional da Floresta. Foi ainda assinado o protocolo que estabelece a atuação da equipa, implicando um investimento de 55 mil euros anuais por parte da Câmara Municipal.

O protocolo foi assinado pelo presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa, e por Gaspar Sampaio e Luís Bento de Miranda, da Associação de Silvicultores do Vale do Ave, estabelecendo o funcionamento da Equipa de Sapadores Florestais.

O acordo estabelece a atuação no âmbito da prevenção dos incêndios rurais através de ações de silvicultura preventiva, vigilância, primeira intervenção e apoio ao combate, bem como sensibilização da população para as normas de conduta em matéria de proteção florestal. “Em média, esta equipa faz uma limpeza de 35 hectares por ano em todo o Município de Santo Tirso”, sublinhou Alberto Costa.

Anualmente são muitos os hectares de floresta intervencionados, nomeadamente na área adjacente aos aglomerados populacionais, habitações isoladas, caminhos e estradas municipais inseridas ou confinantes com os espaços florestais definidos no Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios do concelho.

A área de intervenção é definida, todos os anos, pela Câmara Municipal e pela Associação de Silvicultores do Vale do Ave, refletindo as áreas prioritárias de atuação em função do risco florestal. O investimento, da autarquia, é de 55 mil euros anuais.

Exit mobile version