Terminado mais um ano, a Associação dos Amigos dos Animais de Santo Tirso fez o balanço do ano de 2022 concluindo que “foi um bom ano”. Foi possível manter o equilíbrio entre entradas e adoções, foram cerca de 60 cães, um número muito inferior comparativamente a 2021 em que foram 250.
“Com 60 cães, conseguimos estar mais atentos às necessidades de cada um, trabalhar na socialização de casos especiais, controlar o que comem, controlar as alterações intestinais, proporcionar ração especial e controlar o peso dos mais gordinhos. Também assim, pudemos continuar a dar apoio ao Canil/Gatil Municipal Santo Tirso”, pode ler-se em publicação feita nas redes sociais.
A ASAAST faz ainda referência ao apoio da União das Freguesias de Santo Tirso, Couto (Santa Cristina e São Miguel) e Burgães e ao saneamento: “Este ano recebemos uma ajuda pontual de 300€ da Junta de Freguesia para a compra de ração. A Câmara Municipal de Santo Tirso fez a ligação ao saneamento no exterior das nossas instalações, cabendo-nos agora a nós fazer as alterações internas necessárias para completar a ligação ao saneamento”.
Terminando o balanço, a reconhecida associação do concelho apela a apoios privados visto que não tem subsídios públicos: “Não usufruímos de subsídios públicos, sobrevivemos apenas e, em exclusivo, de donativos privados, das quotas de sócios, das vendas de artigos feitos pelos nossos voluntários. A ajuda dos privados, que acompanham e apoiam o nosso trabalho, é crucial para o podermos continuar a desenvolver”.