Diário de Santo Tirso

As máscaras da Adalberto que inativam o virus

Imagem: DR

MOxAd-Tech é o nome das máscaras que inativam 99% do vírus SARS-CoV-2 são um produto inovador que resulta do cruzamento de valências tecnológicas e de engenharia, ‘misturadas’ em conjunto com a argamassa da inovação e da investigação e desenvolvimento.

Totalmente “made in” Portugal, este projecto inovador, nascido da cooperação da comunidade empresarial, académica e científica, com a finalidade de levar a cabo o difícil objectivo de criar uma máscara reutilizável de alta eficiência. Esta máscara conta com o certificado de proteção antimicrobiana, ao que adicionamos este factor à capacidade do tecido de cancelar o vírus ao contacto com ele.

Denominada de MOxATech, superou com êxito, os testes realizados pelo Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes (iMM; Lisboa, Portugal). Desenvolvido com um tecido que tem como integrantes partes distintas, impermeável e reutilizável, também conta com a certificação de Direction Générale des Entreprises Francesa, esta que, acredita numa retenção das partículas de 90%, mesmo depois de 50 lavagens, segundo o virólogo do iMM, Pedro Simas, coordenador do teste realizado.

Exit mobile version