Arrancou na última sexta-feira, 4 de outubro, no Pavilhão Municipal de Santo Tirso, a segunda edição do Diabetes em Movimento. Sessões decorrem às segundas, quartas e sextas-feiras, entre as 17h30 e as 19h00, dinamizadas por profissionais de desporto e de saúde.
Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas com diabetes, Santo Tirso volta a associar-se à iniciativa “Diabetes em Movimento”, coordenada pela Direção-Geral da Saúde através do Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física e do Programa Nacional para a Diabetes.
“Este é um programa em prol da saúde e bem-estar dos nossos munícipes, inserido na Estratégia Municipal de Saúde, que resulta de uma parceria entra a Câmara Municipal e a Unidade Local de Saúde do Médio Ave, e conta com a participação de 30 utentes”, explica o presidente da Câmara de Santo Tirso, Alberto Costa.
O programa, destinado a pessoas com diabetes tipo 2 diagnosticada clinicamente há pelo menos seis meses, foi desenvolvido de acordo com as recomendações internacionais de atividade física para o controlo da diabetes tipo 2 e para a prevenção de quedas.
As sessões decorrem às segundas, quartas e sextas-feiras, entre as 17h30 e as 19h00, no Pavilhão Municipal, dinamizadas profissionais de desporto e por profissionais de saúde.
Para além de sessões de exercício físico, há lugar a sessões de educação para a saúde em temas fundamentais para a prevenção das complicações associadas à doença. A participação no “Diabetes em Movimento” é gratuita, mediante referenciação pela Unidade Local de Saúde do Médio Ave, que pode decorrer ao longo de todo o ano.