A Câmara Municipal de Santo Tirso iniciou esta semana as obras de requalificação da Rua das Rãs, uma das principais vias de acesso à cidade. Trata-se de um investimento de cerca de 830 mil euros, que inclui a criação de uma via ciclável e de uma rotunda no entroncamento com a Rua da Cristininha.
Com uma extensão de 760 metros, a requalificação da Ruas das Rãs tem como principal objetivo o aumento da segurança no entroncamento com a Rua da Cristininha, cuja configuração atual potencia o risco de acidentes.
O projeto visa, ainda, aumentar o conforto para condutores e peões, bem como o prolongamento da via ciclável que, atualmente, passa junto à rotunda Timor Lorosae. Será, ainda, redefinido o perfil transversal das vias de trânsito motorizado, zona de estacionamento e passeios.
Segundo o presidente da Câmara Municipal, Alberto Costa, “a requalificação da Rua das Rãs representa a concretização de mais um compromisso do atual executivo, dando continuidade ao Plano de Mobilidade Sustentável de Santo Tirso”.
O autarca destaca, ainda, que “a obra agora em curso vai permitir criar uma maior organização desta importante via de acesso à cidade e, ainda, uma melhor interação entre os diferentes meios de transporte”.
Além da rotunda e da ciclovia, as obras visam, também, a implementação de novas zonas de passadeiras que irão reforçar a acessibilidade a pessoas com mobilidade reduzida, estando prevista a aplicação de pavimento tátil e sinalização inclusiva.
Simultaneamente, será reforçada a arborização dos arruamentos e zonas verdes de proteção das áreas dedicadas à circulação pedonal.
O prazo de execução da obra agora iniciada é de 300 dias, pelo que a mesma deverá estar concluída em abril de 2025.