A Câmara Municipal de Santo Tirso decidiu estender as medidas de apoio social e económico em vigor até ao final do ano. Segundo o presidente Alberto Costa faz sentido manter os apoios pois estamos ainda longe de vivermos da mesma forma como antes da pandemia.
As medidas que se mantêm são:
- O comércio e as empresas locais ligadas à restauração vão continuar a usufruir da suspensão dos pagamentos de licenças de esplanadas e licenças de exploração de publicidade.
- A medida de suspensão do pagamento do estacionamento que esteve em vigor de Março a Julho volta a estar em vigor.
- Suspensão do pagamento das taxas da Feira Semanal de Santo Tirso e suspensão das rendas dos estabelecimentos comerciais propriedade do Município, os que estão localizados no Mercado Municipal, Fábrica de Santo Thyrso, Praça Coronel Baptista Coelho, Central de Transportes, entre outros.
- Continua a funcionar a linha de apoio ao empresário através do Invest Santo Tirso e em parceria com a ACIST, também se mantém o corredor verde para otimização dos prazos de licenciamento para projetos de investimento privado.
- O Subsídio Municipal ao Arrendamento, continua com um valor reforçado para fazer face às necessidades das famílias, bem como a verba disponível no Programa Municipal de Emergência Social (PMES), permitindo que mais pessoas possam usufruir de ajudas quer no apoio das rendas das habitações, quer no pagamento de faturas de água, luz, gás, medicamentos ou alimentação. Famílias com comprovada carência económica também podem adquirir equipamentos de proteção individual através do programa de PMES.
- A linha de apoio psicológico também contínua disponível.