
O 2º Fórum da Juventude vai decorrer dias 13 e 14 de fevereiro na Fábrica de Santo Thyrso. O segundo dia vai ser dedicado ao público escolar, mas o primeiro será aberto ao público geral e irá contar com um espetáculo de António Raminhos.
O Fórum da Juventude está de regresso à Fábrica de Santo Thyrso para a segunda edição. São esperadas algumas centenas de jovens no evento que este ano vai ter dois dias, com um dia dedicado ao público escolar e outro à juventude em geral.
Dias 13 e 14 de fevereiro, o 2º Fórum da Juventude vai decorrer em torno do tema da saúde emocional e mental, com espaços dedicados tanto à educação não formal, à reflexão e ao debate, como à criação, à animação e ao lazer.
A noite de dia 13 será um dos pontos altos da iniciativa, com o espetáculo “E se… com António Raminhos”. Esta conversa focada na saúde mental será de entrada gratuita, mas sujeita a inscrição obrigatória em https://forms.gle/NTRX2aesj6m867hFA. Com o preenchimento deste formulário, cada pessoa deverá também indicar o local onde pretende fazer a recolha da sua pulseira, necessária para entrar no evento.
O dia 14 será dedicado às escolas, cabendo a cada Diretor de Turma inscrever os seus alunos. Logo pelas 10h00 será feita a abertura do Fórum propriamente dito, com a apresentação oficial da Produção Coletiva “Be Happy”, uma iniciativa desenvolvida em conjunto com as escolas do concelho, envolvendo quase 2 mil estudantes. Esta apresentação será seguida da intervenção do presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa.
A resto da manhã será preenchida por uma mesa-redonda e dois momentos de diálogo e workshops. Na mesa-redonda estarão Sara Moreira, vereadora da Juventude, bem como o IPDJ (Instituto do Desporto e Juventude) e uma jovem do concelho, Matilde Gonçalves, sendo que a moderação ficará ao cargo de Tiago Castro (conhecido como “Crómio” nos Morangos com Açúcar).
Os dois momentos de diálogo e workshops serão conduzidos pelas Dra. Sónia Veiga, Dra. Ana Silveira e Dra. Maria Clara Alonso, juntamente com uma entidade social. Sob a temática geral “Saúde Mental e Bem-Estar: Encontrar o Equilíbrio”, irão existir durante a manhã espaços para refletir e debater sobre como se construir conexões saudáveis, como se manter a autenticidade nas redes sociais, como utilizar a arte para comunicar emoções, como definir e alcançar objetivos e como participar ativamente na sociedade.
Da parte da tarde, haverá espaço para uma sessão de humor com John Mendes, uma sessão de literacia em torno do tema do Fórum, a apresentação das conclusões dos trabalhos desenvolvidos durante os dois momentos da manhã, e, ainda, um concerto de encerramento com os Ecos da Tuna.