Henrique Pinheiro Machado, antigo Presidente da Junta de Freguesia de São Tomé de Negrelos, através de um comunicado enviado às redações, teceu várias considerações acerca do Parque do Verdeal.
Para Henrique Machado, o referido parque deveria chamar-se “Parque das Frieiras” porque é assim “conhecido há mais de 300 anos”, no lado de São Tomé de Negrelos.
Venho manifestar a mais veemente repulsa pelo atentado ao património histórico e social da atual vila de São Tomé de Negrelos concretizado no inaceitável batismo do parque situado na margem esquerda do Rio Vizela como sendo Parque do Verdeal quando aquele local foi desde tempos imemoriais designado por Parque das Frieiras, utilizado pelas populações como local de lazer nos períodos mais quentes do verão e também porque na freguesia de São Tomé de Negrelos a ex-Quinta do Verdeal nunca teve um único palmo de terra.
O Parque do Verdeal nasceu de um projeto coordenado pelo docente da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e arquiteto paisagista Paulo Farinha Marques e foi inaugurado no início de setembro. Este novo espaço verde, situado nas margens do rio Vizela, abrange as freguesias de São Tomé de Negrelos e Vila das Aves, acrescentando mais quatro hectares de área verde ao concelho.
Reivindicada pela população há mais de 30 anos, a construção do Parque do Verdeal envolveu um investimento de 2,5 milhões de euros e incluiu uma nova ponte pedonal e ciclável sobre o rio Vizela, com cerca de 220 metros de comprimento, que passa a unir as freguesias de São Tomé de Negrelos e de Vila das Aves.