Diário de Santo Tirso

Animação de Natal regressa a Santo Tirso de 29 de novembro a 31 de dezembro

Imagem: Município de Santo Tirso

A luz, cor e animação de Natal vão regressar a Santo Tirso com um programa repleto de atividades e pontos de interesse, de 29 de novembro a 31 de dezembro. A principal novidade será a instalação do Mercado de Natal no Parque D. Maria II, onde os mais pequenos poderão encontrar, também, um carrossel e a imprescindível Casa do Pai Natal. As tradicionais luzes natalícias voltarão a iluminar a cidade a partir das 18h30 da próxima sexta-feira.

Entre as novidades da iniciativa “Aqui é Natal”, o destaque vai, igualmente, para uma promissora experiência de realidade virtual na Praça 25 de Abril, onde estão já a ser instalados alguns dos equipamentos que, todos os anos, mais atraem miúdos e graúdos. Desde logo, uma árvore de Natal com 27 metros de altura, a tradicional pista de gelo e, ainda, o comboio natalício.

Os “fãs” das alturas vão, também, voltar a poder observar Santo Tirso do alto da roda gigante, igualmente instalada na Praça 25 de Abril e que já constitui um ex-libris do Natal tirsense.

Na próxima sexta-feira, pelas 18h30, caberá ao presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa, o ato simbólico de acender as tradicionais luzes de Natal. No total, serão diariamente iluminadas, entre as 18h00 e a meia-noite, 22 ruas e avenidas, cinco rotundas e seis largos e praças, entre outros locais. Um momento que contará com a animada atuação da JMP Street Band, um projeto itinerante e acústico composto por músicos de sopro e percussão da área do jazz oriundos das mais reconhecidas brass bands do país.

Segundo Alberto Costa, “este ano voltamos a privilegiar a iluminação em String Led, que permite uma redução energética na ordem dos 30 por cento, contribuindo assim para reduzir ao máximo o impacto ambiental”.

“Santo Tirso vai voltar a proporcionar a todos um Natal memorável, com muita beleza e animação”, acredita o autarca, acrescentando que “o sucesso alcançado nos últimos anos, nomeadamente com milhares de visitantes, constitui um desafio e, em simultâneo, uma motivação extra”.

Alberto Costa destaca, ainda, “a importância que a animação de Natal representa para a economia local, designadamente para o pequeno comércio que tem, nesta quadra, um dos principais momentos do ano”.

O arranque da animação está, então, marcado para as 18h30 do dia 29 de novembro. Já no dia 30 de novembro, pelas 18h00, será inaugurada a 18ª edição da Exposição Internacional de Presépios de Santo Tirso, que ficará patente até 6 de janeiro no átrio do edifício da Câmara Municipal.

Organizada pela Confraria do Caco, com o apoio do Município, a exposição tem, este ano, França como país em destaque, apresentando cerca de 40 obras às quais se juntarão alguns presépios portugueses.

As diversões instaladas na Praça 25 de Abril irão funcionar, de segunda a quinta-feira, das 14h00 às 20h00. Este horário será alargado, às sextas-feiras, até às 23h00. Ao sábado, prolonga-se das 10h00 às 23h00 e ao domingo das 10h00 às 20h00.

Quanto ao Mercado de Natal, que este ano irá funcionar numa tenda instalada no Parque D. Maria II, estará aberto ao público dentro dos mesmos horários. O espaço será palco, ao fim de semana, de espetáculos de música, magia e sessões de contos, com entrada livre até ao limite da lotação.

Nos dias 24 e 31 de dezembro, todas as animações de Natal da Praça 25 de Abril e do Parque D. Maria II irão funcionar das 10h00 às 12h00. No dia de Natal estarão encerradas.

As diversões terão a seguinte bilheteira: comboio, 50 cêntimos; pista de gelo, 1 euro (até aos 12 anos) e 2 euros (maiores de 12 anos); realidade virtual, 1 euro (até aos 12 anos) e 2 euros (maiores de 12 anos); carrossel, 1 euro; roda gigante, 1 euro (até aos 12 anos), 2 euros (maiores de 12 anos) e 20 euros (cabina VIP, seis lugares).

O programa completo da animação de Natal em Santo Tirso está disponível em www.cm-stirso.pt e tem, ainda, outras propostas que se estendem ao Centro Cultural Municipal de Vila das Aves, à Escola Profissional Agrícola Conde de S. Bento, à Biblioteca Municipal de Santo Tirso e, ainda, a lares e centros de dia e de convívio do concelho.

Exit mobile version