Diário de Santo Tirso

Ana Maria Ferreira: “O facto de também estarmos aqui presentes também é uma forma de dizermos que valorizamos o trabalho do movimento associativo”

Imagem: Diário de Santo Tirso

Foi ontem a tomada de posse dos Órgãos Sociais da AB92 – União Desportiva E Cultural De Santo Tirso. No final, Ana Maria Ferreira, vereadora na Câmara Municipal com o pelouro do desporto, prestou declarações ao Diário de Santo Tirso.

Papel da Câmara Municipal nas associações: “É um papel muito importante, nós trabalhamos como eu disse no meu discurso em articulação com o movimento associativo, não só o movimento desportivo mas todo todo o movimento do concelho e todo o apoio que nós damos que pode ser direto ou indiretamente nomeadamente por exemplo como os nossos equipamentos municipais e eu lembro que o AB tem uma equipa de futebol de 11 que participa no campeonato da AFAST, é um campeonato 100% financiado pelo município, que utiliza os nossos equipamentos municipais para fazer os seus treinos e fazer seus jogos, a nível de futsal a mesma coisa, portanto no fundo o trabalho e o apoio que fazemos com o AB é esta sinergia, é um apoio que pode ser direto ou indireto, não tem que ser diretamente através de contratos programa, atribuindo verba mas no fundo ela é atribuída de uma forma indireta, nos nossos equipamentos e através também dos campeonatos que fazem parte. E depois todo o trabalho que é feito em articulação com outras associações. O facto de pertencerem aos campeonatos permite também toda esta articulação também com as outras associações e o facto de também estarmos aqui presentes também é uma forma de dizermos que valorizamos o trabalho do movimento associativo não só nesta associação como em muitas outras”.

Investimento no desporto para os próximos anos: “Nós não investimos só 5 milhões no desporto, os 5 milhões foram valores quantificados em termos de contratos programa porque temos muitos outros valores nomeadamente nos apoios que damos indiretos como dizia há pouco ao nível dos nossos equipamentos municipais que têm os seus custos a nível de manutenção, a nível de energias, despesas correntes. Temos muitos outros apoios e muitos outros investimentos que fazemos diretamente nos equipamentos. Com certeza que hoje o investimento se mantém, que se vai manter também no desporto porque é uma área estratégica também do concelho, trabalhar toda a formação, todos os atletas também que eu falei, mais de 5 mil atletas em várias modalidades. Por isso o investimento na área desportiva vai continuar naturalmente”.

Preocupação devido a uma possível nova paragem: “Naturalmente que sim, não só a Câmara Municipal mas eu penso que estamos todos preocupados já estamos a trabalhar em conjunto com a ACES, com o centro hospitalar, com as juntas de freguesia, com as paróquias, com as comunidades, com este movimento associativo também porque todos eles também ajudam a passar a mensagem, no fundo para que os jovens, para que os adultos se resguardem, mantenham um distanciamento social tenham todos estes cuidados. Naturalmente que estamos preocupados, continuamos a fazer o nosso trabalho também como fizemos até agora e apelando a que todos em conjunto ajudem a combater a pandemia porque a Câmara Municipal sozinha também não consegue”.

Exit mobile version