
A bloquista Ana Isabel Silva foi anunciada como candidata à Câmara Municipal de Santo Tirso nas próximas eleições autárquicas. Ana Isabel tem 26 anos e é natural de Santo Tirso, inicialmente viveu na freguesia de Sequeirô e depois na Lama. Frequentou as Escolas São Rosendo e Tomaz Pelayo, tendo durante o seu percurso realizado projetos de intercâmbio na Alemanha e República Checa. Foi também representante portuguesa no Parlamento Europeu dos Jovens nos Países Baixos. Foi jogadora de voleibol durante vários anos.
Ana Isabel Silva é licenciada em Bioquímica pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e mestre em Neurobiologia pela Faculdade de Medicina da mesma Universidade. Atualmente é investigadora no i3s, Universidade do Porto, onde estuda as alterações que as drogas de abuso provocam no cérebro e que levam à adição. O seu trabalho foca-se na criação de novas terapias para tratar esta patologia. Tem sido uma ativista pelo fim da precariedade na Ciência.
A bloquista de Santo Tirso tem percorrido todo o território do concelho, desde as várias freguesias e vilas, de forma a ouvir e testemunhar o que realmente falta fazer pelas pessoas que cá vivem e merecem ter voz. É atualmente membro da Comissão Coordenadora Distrital do Bloco de Esquerda e foi candidata às legislativas nas listas do Bloco no distrito do Porto.
O Bloco candidata-se a Santo Tirso pela primeira vez, com o objetivo de renovar a política no concelho. “Esta candidatura procura representar todos aqueles que ambicionam um futuro diferente e compromete-se no combate à crise económica que será agravada pela COVID-19 e na luta por mais transparência”, refere o Bloco de Esquerda em comunicado, terminando de seguida: “queremos uma cidade com cultura e que respeite o ambiente e os animais, um concelho que projeta os trabalhadores e os seus direitos, que garanta uma rede de transportes públicos que cubra eficazmente todo o território e tenha uma oferta de habitação acessível a todos queremos um concelho que incentive os jovens a ficar e que sirva os tirsenses.