O percussionista Álvaro Cortez, acompanhado ao piano por Pedro Emanuel Pereira, apresenta, dia 4 de outubro, a composição “Perceptions” na Fábrica de Santo Thyrso. O concerto tem início marcado para as 21h30. A entrada é livre.
“Perceptions” afirma-se como um jogo entre o erudito e o popular, o clássico e o ligeiro, o formal e o informal, num vaivém constante de influências e cruzamentos. Como produto que não se compromete com nenhuma categoria, a obra ganha vida num palco pleno de utensílios, aparelhos e instrumentos musicais, para vários gostos e feitios.
O concerto conta com obras de Christos Hatzis, Lánnis Xenakis e Avner Dorman, caraterizadas pela extrema dificuldade técnica e artística. Já com “Sons da Minha Terra”, Pedro Emanuel Pereira vai explorar a relação entre a improvisação e a composição, numa abordagem que incorpora reminiscências da música tradicional portuguesa aliada à música de tradição erudita e clássica.
Álvaro Cortez, vencedor de 19 prémios nacionais e internacionais e um dos maiores percussionistas da sua geração a nível mundial, promete, juntamente com o pianista Pedro Emanuel Pereira, vencedor do concurso “PianoVoce”, um momento nem sóbrio nem estático.
O concerto tem entrada livre.