A Escola Básica e Secundária D. Dinis organizou este ano, pela primeira vez, um Curso de Línguas de Verão em Inglaterra. O curso decorreu no mês de julho de 2023 e teve lugar no prestigiado colégio St. Peter´s School, na cidade de York.
As professoras Augusta Monteiro e Marlene Cunha, dinamizadoras do projeto, acompanharam os 58 alunos inscritos no curso. Os alunos ficaram distribuídos por dois grupos: Grupo I – de 10 a 17 de julho (alunos dos 11º e 12º anos de escolaridade) – e Grupo II – de 24 a 31 de julho (alunos dos 9.º e 10.º anos de escolaridade). A entidade organizadora é a Escola Inglesa, com uma vasta experiência na organização de cursos no estrangeiro, que tem como parceiros o British Council, UK Language Courses (UKLC), ACCET, entre outras entidades que inspecionam as escolas e colégios para verificar os níveis de qualidade e segurança das atividades desenvolvidas.
No início do curso, os alunos foram posicionados no seu nível linguístico (A2-C1) e distribuídos por grupos de acordo com o nível a trabalhar (Quadro Europeu de Referência de Línguas Estrangeiras – Inglês). O programa incluiu aulas de Inglês diárias com alunos de diferentes nacionalidades, excursões e atividades desportivas e lúdicas.
No final do curso, os alunos receberam um certificado com uma descrição da sua performance em cada uma das aptidões (speaking, writing, listening and reading).
Esta viagem foi, sem dúvida, uma boa oportunidade para os alunos poderem contactar com a realidade britânica, com projetos de formação em língua inglesa em instituições de referência na área, com alunos provenientes de diferentes países com culturas, costumes e tradições também muito díspares, tendo ainda possibilitado a visita a algumas cidades britânicas.
Este tipo de mobilidade motiva os alunos para a aprendizagem da língua inglesa em contexto real e multilinguístico, tem uma forte vertente lúdica e cultural e proporciona aos alunos uma experiência internacional geradora de valores.
Foi uma experiência extraordinária e enriquecedora para todos, alunos e professoras.
As professoras responsáveis pelo projeto,
Maria Augusta Monteiro e Marlene Cunha