No dia 16 de maio, os alunos do 12.° ano realizaram uma visita a Mafra, tendo a oportunidade de conhecer o Palácio Nacional de Mafra e a sua imponente basílica e de assistir também a uma dramatização da obra Memorial do Convento, realizada pela companhia teatral ÉTER.
Consideramos a visita esclarecedora para todos os cursos, já que nos permitiu conhecer um dos espaços mais importantes do romance, a vila de Mafra. Como alunos de Artes Visuais, foi indispensável conhecer este monumento nacional, uma vez que a maioria das obras de que temos conhecimento durante as aulas são internacionais; sendo assim, muitos estudantes não têm a possibilidade de as observarem in loco. Para todos os futuros artistas, é de extrema importância a visualização de obras portuguesas, mostrando a grandiosidade artística do país.
O elegante interior do palácio realça a época em que foi construído, revelando a influência do barroco e do rococó em Portugal, o que nos deu mais entendimento numa perspetiva tanto histórica como artístico-cultural. A basílica é, realmente impressionante, tendo em consideração as suas dimensões e os dois anos em que foi construída.
Desta forma, a viagem e a visita foram experiências inesquecíveis no campo académico e artístico, mas, acima de tudo, foi uma oportunidade de contacto entre todas as turmas e os diferentes cursos.
Fernanda de França e Jéssica Gonçalves, 12.°F