Diário de Santo Tirso

Alberto Costa satisfeito com o trabalho realizado na área da educação

Imagem: Diário de Santo Tirso

O Presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso e candidato nas próximas eleições autárquicas reuniu-se ontem com os diretores dos agrupamentos de escolas do concelho. No final prestou declarações aos jornalistas.

Balanço da reunião: “Antes de mais dizer que isto se insere numa iniciativa da candidatura que eu lancei e que se chama Dialogar para Crescer. É portanto a primeira iniciativa de uma série de iniciativas onde vamos falar com diversas instituições neste caso, hoje foi no âmbito da educação, falámos com os diretores dos agrupamentos para no fundo fazer por um lado um balanço daquilo que é o passado e percebermos para onde é que devemos caminhar em termos de futuro. E de facto o balanço foi bastante positivo ou seja dividir isto em diversas áreas, aquilo que tenha a ver com as infra estruturas da educação no concelho de Santo Tirso são da excelência.”

Infraestruturas das escolas: “Temos grandes infraestruturas, há pequenas coisas, coisas pontuais para tratarmos e dialogamos de futuro. Vou dar o exemplo, uma escola que não é responsabilidade da Câmara Municipal como é a EB da Agrela mas que já estamos a tratar com a dgeste, vamos avançar com o projeto para eventualmente convencer a dgeste ou o próprio governo a fazer ali algum investimento de requalificação dessa escola. A nível das infraestruturas e com coisas muito pontuais numa e noutro caso em termos de infraestruturas aquilo que nos foi pedido e que nós vamos avançar e avançamos como promessa eleitoral é criar salas de futuro. As salas de futuro com infraestruturas, rede Wi-Fi com fiabilidade e também com condições como aquilo que são computadores nas próprias salas e também com os quadros interativos que também já anunciamos também enquanto programa eleitoral.”

Continuidade do trabalho desenvolvido: “Além disso também parece importante haver uma continuidade naquilo que é o futuro nomeadamente aquilo que é o ensino superior e também aqui nós enquanto candidatura damos resposta e vamos criar um pólo universitário, também an nossa fábrica de Santo Tirso, como sabem também que entretanto avançamos com essa promessa. Neste momento já temos com ESMAD, com o ISEP mas eventualmente com outras escolas superiores para criarem cursos, cursos de Ensino Superior. Por outro lado uma das coisas que foi aqui discutida e que também foi consensual é de que era preciso criar medidas mais universais em relação aos apoios aos alunos e às famílias. E é por isso também que decidi quando apresentei a candidatura e vem em linha de conta com isto mesmo que obtive a concordância hoje aqui também por parte dos Diretores de Agrupamento que é avançar com o cheque escolar, o cheque escolar que a Câmara Municipal, neste momento tem apenas até ao primeiro ciclo para todos os alunos do primeiro ciclo e que agora vamos avançar com a medida até ao 12º ano ou seja todos os alunos do ensino até ao 12º ano vão passar a ter um cheque escolar, pelo menos é esta digamos, o nosso compromisso eleitoral.”

Projetos futuros: “Depois apraz-me registar que aquilo que são projetos e materiais que já temos vindo a fazer e que de facto obtiveram a concordância de todos, aliás é um sucesso todos os projectos que temos, estes projetos de robótica desde os projetos de ciências experimentais e querem aqui ainda retomar dois projectos que parámos por força da pandemia que é os projetos relacionados com o teatro que implica melhorarem aquilo que é nomeadamente a disciplina de Português, a forma como as crianças e os nossos jovens se expressam mas também a medida do ciclismo vai à escola ou seja promover modos de mobilidade suave e que tivemos de parar por força também da pandemia e que eles pretendem ver retomados. Eventualmente temos de começar a pensar e criar projetos, também saiu daqui da reunião, criarmos projetos futuros que temos de trabalhar em conjunto para pensarmos na recuperação daquilo que foi eventualmente de um atraso nomeadamente nalgumas faixas etárias por causa desta pandemia portanto por força das circunstâncias que é preciso agarrar e retomar, esses prováveis ou possíveis atrasos que temos que ter algum cuidado nesse aspeto.”

Propostas na área da educação: “É exatamente isso que eu digo, é melhorar as infraestruturas que já são ótimas, temos aqui um caso da EB da Agrela que pretendemos resolvê-la com o governo. É de facto avançar para as salas de futuro com a implementação de mais computadores, uma rede Wi-Fi mais fiável e também aquilo que são digamos as plataformas, os quadros interativos. Por outro lado avançámos com um pólo de ensino superior na fábrica de Santo Tirso e o alargamento do cheque escolar do primeiro ciclo até ao 12º ano, essas são propostas concretas que aqui apresentei e que foram discutidas e que são e obtiveram a concordância de todos os players, nomeadamente os diretores do agrupamento que aqui hoje tive o prazer de reunir.”

Outras reuniões: “Vou reunir com as mais diferentes áreas, com as mais diversas áreas, com todas e o que vai daí resultar eu não sei. O que nós queremos saber é sempre porque somos poder, é primeiro fazer um balanço e percebermos se o que estamos a fazer se estamos a fazer bem, neste caso aparentemente estamos a fazer muito bem, é de facto uma prioridade para nós, uma base de sustentabilidade de evolução do nosso município, a educação. Depois do balanço com essas áreas o que vamos fazer é projetar o futuro. Temos algumas medidas que poderíamos falar noutras áreas como por exemplo a área do ambiente mas a seu tempo quando falarmos com esses players, com essas pessoas havemos de fazer o balanço e anunciar os projetos para futuro tal como estamos a fazê-lo aqui hoje no âmbito da educação e que acontece naturalmente que a vossa presença e a divulgação dos mesmos.”

Exit mobile version