O Presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso e candidato nas próximas eleições autárquicas pelo Partido Socialista esteve na apresentação da candidatura de Roberto Figueiredo à Junta de Freguesia de São Tomé de Negrelos. No final prestou declarações aos jornalistas.
Aposta em Roberto Figueiredo: “Se há freguesia que de facto acho que não há a menor dúvida quanto à escolha, ser a escolha certa é aqui em São Tomé de Negrelos, o Roberto Figueiredo. Como eu dizia há pouco quem viu o São Tomé de Negrelos antes de 2013, quem vê São Tomé de Negrelos à data de hoje e quem olha para São Tomé de Negrelos e percebe aquilo que estamos a projetar percebe claramente que isto se deve muito ao Roberto Figueiredo e por isso naturalmente que é o homem certo para estar à frente dos desígnios da junta de freguesia. Como eu disse e volto a repetir porque tem enorme competência, tem enormes qualidades humanas que fazem dele um excelente presidente de junta de freguesia. Um presidente de junta sempre próximo, dialogante, percebe bem as necessidades das pessoas e que depois luta por resolver esses mesmos problemas. Tem de facto um enorme amor à freguesia, à sua terra, à sua população e claramente como se percebeu nestes oito anos e que já apresentamos para os próximos quatro anos, de facto tenho um projeto político e acho que é indubitável aquilo que é o desenvolvimento, a modernidade, a modernização de São Tomé de Negrelos por isso sim, é a pessoa certa para o lugar certo”.
Relação com Roberto Figueiredo: “Temos características que são pessoais mas que são comuns, de facto esse relacionamento vem desde 2013, aliás como ele há pouco teve oportunidade de explicar, desde logo naquela célebre reunião com os vicentinas para tratarmos dos assuntos sociais, era eu à data vereador da ação social, da coesão social, mas depois continuando por aí fora, somos pessoas que gostamos de dialogar com a população, gostamos de estar próximos, demos o exemplo da preparação das festas do Espírito Santo que naturalmente as intempéries e o tempo não nos permitiu fazer da melhor forma, de madrugada cá estivemos junto das pessoas, a dar a cara, a dar-lhes uma palavra de alento. Mas poderíamos falar em muitos momentos que vivemos em conjunto, alguns mais pessoais, mais desportivos como ele dizia, mas outros quantos também de contacto com a população, de fazermos obra, de ouvirmos aquilo que são as críticas, às vezes elogios também e desenvolvemos trabalho para resolver pequeninos problemas das pessoas mas tinham uma grande dimensão naquilo que era a qualidade de vida das pessoas”.
Atribuição de verbas às Juntas de Freguesia: “Eu faço por convicção pessoal, faço por estilo de liderança como eu tenho vindo a dizer, este é o meu estilo, é a minha forma. O investimento estava a ser feito na mesma porque o investimento estava lá só que era feito pela câmara. A minha opinião é que nós conseguiremos fazer mais e melhor se fizermos através das juntas de freguesia. Naturalmente que estamos a falar de obras que têm alguma dimensão, obras de grande dimensão e naturalmente e carece de todo o apoio técnico, de toda a sua máquina técnica da câmara para fazer as obras como é por exemplo este novo arruamento aqui central para São Tomé de Negrelos. Mas todas as outras sim, este é o meu estilo, é transferir as verbas como disse há pouco, de facto as verbas que são transferidas do estado para as juntas de freguesia, pouco mais dá que pagar as despesas correntes e por isso porque acreditar na qualidade dos nossos autarcas, por acreditar que eles conseguem fazer mais e melhor é exatamente por isso que confiei, deleguei não só as competências como digo às vezes mas também delegar com a respetiva mochila financeira o que permitiu um grande desenvolvimento e um desenvolvimento permita-me que vos diga um desenvolvimento em todas as freguesias sem exceção criando aqui um equilíbrio entre tudo e entre todos. Priorizando, discutindo os investimentos aquilo que é melhor, o que é pior, o que e que deve ser feito primeiro e depois e as coisas estão em marcha, é por isso que acabamos com as ruas em terra, estamos a acabar com as ruas em terra nalgumas freguesias, uma grande maioria delas já conseguimos esse desígnio, noutras estamos muito muito próximos de atingir e vamos continuar a fazer esse investimento mas também delegar competências da Câmara Municipal no próximo mandato também de serviços de algumas coisas que estão nos serviços da Câmara Municipal passá-los para estas Juntas de Freguesia, nomeadamente aquelas que têm espaço do cidadão. De facto é importante que as pessoas não necessitem de se deslocar ao centro do município, mesmo a Santo Tirso, para tratar de alguns problemas, podem perfeitamente fazê-lo através das juntas de freguesia”.
Combater diminuição da natalidade: “O aumento da natalidade nós o que podemosfazer estamos a fazer nomeadamente aliás foi uma das medidas que eu que há pouco anunciei na minha na minha apresentação é continuar com medidas de apoio às vacinas. Estas são pequenas notas de incentivar. Agora mais do que isso é preciso incentivar as pessoas a viverem e a estarem em Santo Tirso e em São Tomé de Negrelos. Falando em concreto de São Tomé de Negrelos eu acho que aquilo que é qualidade de vida, a melhoria da qualidade de vida desta população tem sido um aumento exponencial, aquilo que são as obras todas que temos vindo a fazer e a desenvolver quer no âmbito mais ambiental, quer no âmbito mais de reabilitação urbana e de modernidade também quer através dos serviços mais modernos, mais próximos da população através do Espaço Cidadão ou seja todos esses passos estão a ser dados portanto é assim que a gente tem que combater as coisas, é melhorando, fazendo, trabalhando em prol das populações e para a melhoria da qualidade de vida das populações e isso eu acho que é indubitável”.