Santo Tirso está, agora, entre os concelhos em situação de Risco Muito Elevado de incidência de Covid-19. O presidente da Câmara Municipal, Alberto Costa, garante que o trabalho em rede de combate à pandemia continua e apela ao respeito pelas medidas em vigor.
Santo Tirso com mais restrições: “Fruto das circunstâncias de âmbito nacional da difusão daquilo que é a pandemia do COVID-19, Santo Tirso é um município de risco muito elevado. Isto obriga-nos naturalmente a tomar algumas medidas. A Câmara Municipal de Santo Tirso foi acompanhando ao longo deste processo como sabem em conjunto com uma rede de parceiros nomeadamente a autoridade local de saúde aquilo que era o desenvolvimento desta pandemia foi exatamente por isso que fomos tomando algumas medidas por antecipação como por exemplo a abertura do centro de rastreio novamente na estação junto à estação de caminho de ferro”.
Apoio ao comércio local: “É exatamente por isso que vamos continuar a apoiar o comércio local através das taxas e licenças e dessas isenções, também através do nosso programa municipal de emergência social apoiando as pessoas que mais necessitam nesta altura, através do trabalho em rede com as juntas de freguesia vamos continuar a apoiar todos para que ninguém fique para trás”.
Medidas de restrição: “Mas não obstante este número elevado de pessoas que temos no município leva-nos a que sejam implementadas medidas medidas tais como a obrigatoriedade do teletrabalho sempre que possível isso desde logo leva-nos a outra questão que é atendimentos presenciais na Loja do Cidadão ou na Câmara Municipal só por marcação prévia devemos privilegiar os meios digitais para resolver os nossos problemas”.
Cuidados nos contactos: “Devemos evitar ao máximo o contacto com as pessoas. É importante que tenham sempre presentes também outro tipo de regras. Regras por exemplo como na restauração, os restaurantes vão passar às sextas feiras a partir das 19 horas a só poderem estar ou poderem aceder pessoas que tenham ou um teste de COVID negativo ou um certificado digital em como já foi vacinado. Isto acontece também sábado todo dia, domingo todo dia e também aos feriados porque a restauração durante a semana apenas está aberta até às 22:30. Mas dizer-vos também que no ramo do comércio alimentar há alterações. Ao fim de semana o ramo do comércio alimentar encerra, fins de semana e feriados encerra pelas 19 horas. Dizemos também o ramo do comércio não alimentar funciona, sábados domingos e feriados apenas até às 15:30 horas. E por isso é preciso a gente adaptar-se essas novas medidas”.
Vacinação: “Mas quero dizer-vos que é preciso ter confiança porque continuamos a vacinar massivamente, já temos mais de metade da população que está com uma vacina. Já temos mais de 30 por cento da população com a vacinação completa. Estamos a continuar a fazer esse trabalho com a autoridade de saúde, com a ACES Santo Tirso/Trofa para vacinar na nossa fábrica de Santo Tirso. É este o caminho que temos que fazer para atingir a tão desejável imunidade de grupo mas só conseguimos fazer isso meus caros se vamos todos juntos imbuídos do mesmo espírito e para isso é preciso que continuemos a respeitar as regras emanadas pela Direção Geral de Saúde. Regra do distanciamento social, a regra da higienização das mãos e a regra fundamental da utilização da máscara porque só assim meus caros se todos estivermos imbuídos no mesmo espírito e que todos vamos poder continuar a cuidar de todos”.