Os autores dos projetos apresentados no âmbito do Orçamento Participativo Jovem (OPJ) 2020 de Santo Tirso receberam os respetivos Certificados, numa sessão que contou com as presenças do presidente da Câmara Municipal, Alberto Costa, e da nova vereadora com o pelouro da Juventude, Sara Moreira.
Jovens de Santo Tirso: “Este orçamento participativo jovem é a demonstração daquilo que tem sido a estratégia do município para chamar os jovens à participação ativa na vida cívica e no desenvolvimento do próprio município. Este ano tivemos a participação de 18 projetos com muitos jovens associados a cada projeto, quer dizer que a juventude, desde que devidamente incentivada, consegue participar”.
Vencedora do OPJ: “A insistência e a melhoria do projeto leva a que um projeto que não foi vencedor noutros anos pode vir a ser vencedor em anos diferentes. Queremos que a nossa juventude seja persistente e que participe civicamente”.
Iniciativas para os jovens: “Temos imensas iniciativas que queremos continuar a fazer para dar voz à juventude e para que possam participar, envolver-se na vida do município para que futuramente possam ocupar cargos que o executivo exerce”.
Obras saídas do OPJ: “Os jovens têm essa vantagem, pensam fora da caixa, são irreverentes, têm ideias inovadoras, ideias progressistas e daquilo que conhecem por esse mundo fora e que depois trazem para Santo Tirso, as horas urbanas e a praia urbana por exemplo”.
OPJ do próximo ano: “Claro que vai surgir, estamos sempre a desenvolver esforços para melhorar este OPJ, melhorar as regras e a sua dinâmica mas sempre em conformidade com aquilo que são as ideias que vão surgindo do diálogo com a sociedade e com os jovens”.