Diário de Santo Tirso

Alberto Costa anuncia obras nas ruas da cidade de Santo Tirso no valor de 3,3 milhões de euros

Imagem: Diário de Santo Tirso

O Presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa, apresentou hoje no Museu Internacional de Escultura Contemporânea o projeto de adaptação dos espaços públicos de Santo Tirso ao Plano de Mobilidade Urbana e Sustentável (PMUS). Um investimento de 3,3 milhões de euros sendo 1 milhão e 233 mil euros financiados pelo Programa Operacional Regional do Norte – Norte 2020.

Uma obra que arranca já no próximo dia 12 de julho na rua Professor Doutor Fernando Augusto Pires de Lima e que deverá ficar concluída em julho de 2024. Contempla alguns dos principais arruamentos da cidade, nomeadamente o nó rodoviário a norte do viaduto da CP, a rua do rio Ave, a ponte sobre o rio Ave, a Alameda dos Plátanos, a rotunda de acesso ao mosteiro, a Avenida Soeiro Mendes da Maia, a rua Professor Doutor Fernando Augusto Pires de Lima, a Avenida Sousa Cruz, parcialmente a rua Dr. Oliveira Salazar, a rua do Olival, a rua Dr. Francisco Sá Carneiro, a rua Professor Pires Fernandes e a Rua Conde São Bento.

Este projeto inclui a colocação de piso em betuminoso, redefinição das zonas de estacionamento, criação de zonas de circulação partilhada, execução de áreas de circulação pedonal e zonas verdes, colocação de infraestruturas para redes de águas pluviais, saneamento, rede elétrica e telecomunicações e instalação de ecopontos e contentores de recolha de resíduos.

O Plano de Mobilidade Urbana e Sustentável tem como objetivo devolver a cidade às pessoas e promover a defesa do meio ambiente, com este projeto o município pretende dotar o concelho de mais de 20 quilómetros de ciclovia, reestruturar os principais espaços públicos da malha urbana em prol dos peões, apostar num serviço intermunicipal de transportes públicos e reorganizar o estacionamento na cidade.

Para Alberto Costa este projeto “será uma profunda transformação e modernização de algumas das principais artérias de Santo Tirso”, dizendo que “Trata-se, sem dúvida, de um dos mais ambiciosos projetos que têm sido trabalhados pelo Município” estando o autarca convicto que “a obra terá um grande impacto para a população”.

Imagens: Diário de Santo Tirso
Exit mobile version