Diário de Santo Tirso

Águas do Norte investe em redes de saneamento em Santo Tirso

Imagem: Diário de Santo Tirso

No âmbito do aviso convite do Apoio à Transição Climática “Investimentos em Infraestruturas de Saneamento de Águas Residuais em Baixa”, a Águas do Norte submeteu uma candidatura para a obtenção de financiamento de fundos comunitários, visando o fecho dos sistemas de drenagem de águas residuais em “baixa”, estando o concelho de Santo Tirso incluído.

A Águas do Norte vai por isso iniciar a execução das redes domésticas de recolha de águas residuais nas freguesias de Burgães e Sequeirô na sequência da adjudicação da respetiva empreitada à empresa EDIBARRA – Engenharia e Construções SA. O investimento, no valor de cerca de 1,5 milhões de euros, tem o prazo de execução de 364 dias. Em janeiro de 2022, a candidatura foi aprovada, sob o n.o POCI-62H1-FEDER-181416, com uma despesa elegível e um financiamento não reembolsável FEDER, calculado com base na aplicação da taxa de financiamento de 100%, tendo em consideração a dotação orçamental atribuída à Águas do Norte.

A empreitada a realizar beneficia de uma taxa de apoio comunitário no valor de cerca de 49%. O montante restante, relativo à contrapartida nacional, será assumido pelo Município de Santo Tirso, ao abrigo do Protocolo de Delegação de Execução de Investimentos celebrado com a Águas do Norte.

Esta empreitada abrange a instalação de rede de saneamento de águas residuais, na freguesia de Burgães, numa extensão de cerca de 5.000 metros e 295 ramais domiciliários, e na freguesia de Sequeirô, numa extensão de cerca de 7.500 metros e 409 ramais domiciliários.

Exit mobile version