Nos fim de semana de 30 de setembro e 1 de outubro, o Agrupamento de escuteiros 628 de Santo Tirso realizou, na Escola Profissional Agrícola Conde S. Bento, um acampamento, para assinalar a abertura do ano escutista. No início desta atividade fizeram-se as habituais passagens de secção, em ambiente familiar e de grande animação.
Na eucaristia das 19h00, na Igreja Matriz de Santo Tirso, realizou-se a tomada de posse do novo Chefe de Agrupamento, o dirigente do Corpo Nacional de Escutas (CNE) João Teixeira, que referiu ter aceitado as novas funções como um novo desafio, lançando o tema do mandato de três anos: Nos trilhos do amor de Deus – um caminho de fé escutista!, referindo ainda que, “em cada ano, a simbologia associada às atividades relembra a preparação do escuteiro para a realização de um caminho, sendo que no primeiro ano pretendemos reorganizar o agrupamento. Pensar e preparar o futuro com a procura de novos métodos e organização, daí a ideia da mochila, como símbolo da preparação do escuteiro. Os heróis das atividades devem ser modelos de vida que de algum modo foram exemplos de organização e planeamento.
No segundo ano, as botas simbolizam o caminho a fazer e as escolhas contínuas na vida, assentes em pés fortes que se fazem ao caminho numa descoberta inquietante. Nesse sentido, devem ser escolhidos heróis que se libertaram do desprendimento das suas vidas e partiram em busca de um ideal.
No terceiro ano, as mãos simbolizam a ideia de entrega e serviço ao próximo, materializada pela Boa Ação escutista, como tal, os heróis deste terceiro ano, serão modelos de vida em que o ideal de servir seja bem característico.”
Foi ainda entregue uma oferta simbólica à chefe Laura Teixeira que cessou funções, após 23 anos como Chefe do Agrupamento 628 de Santo Tirso, como sinal de agradecimento pelos serviços prestados.
O Agrupamento 628 de Santo Tirso está vivo e com bastante dinamismo. As prioridades são a entrada de novos lobitos. É uma idade onde há muita curiosidade e descoberta, sendo que as crianças gostam das atividades típicas dos escuteiros, de aventura ao ar livre e os seus pais também sentem que é um ambiente saudável e de boa convivência cristã.
A comunidade tirsense está convidada a divulgar o escutismo e a sua proposta educativa, para aumentar o número de escuteiros (e adultos também), em especial de lobitos (idades dos 6 aos 9 anos). Inscrições no agrupamento escuteiros 628 de Santo Tirso, junto à Igreja Matriz, aos sábados das 15h30 às 17h30.