O Censos 2021 que vai permitir conhecer melhor a população residente em Portugal e as suas atuais condições de vida. Este processo começou com a entrega em todas as casas de um código de acesso ao portal dos Censos. Na posse da senha, as famílias devem responder às questões a partir de hoje.
Devido à pandemia da COVID-19, a resposta via Internet é mais aconselhada. De forma a tirar dúvidas sobre os Censos está disponível o número de apoio 210 542 021. Os cidadãos poderão também recorrer ao balcão E-censos na Junta de Freguesia da área de residência ou ainda solicitar os questionários em papel, para preenchimento e posterior entrega ao recenseador da área.
Ao contrário dos restantes Censos, uma parte do inquérito já está pré-preenchido tendo por base os dados recolhidos nos censos realizados há dez anos. Nas perguntas sobre a situação individual passa a figurar uma sobre motivo da migração, caso se aplique, e saíram perguntas sobre o local onde está a responder ao censo, o número de horas que se trabalha ou quantos trabalhadores tem a empresa, entre outras.
Como devo responder ao inquérito e o que devo fazer se não conseguir fazê-lo sozinho?
Deve responder aos Censos 2021 com a maior brevidade possível, a partir de hoje e até ao dia 3 de maio. Se não conseguir responder pela Internet (censos2021.ine.pt), solicite o apoio de familiares ou amigos, telefone para a linha de apoio 21 054 20 21, dirija-se à sua Junta de Freguesia (leve a carta do INE) ou aguarde pelo contacto do recenseador. O dia 19 de abril será o dia de referência para os Censos: constitui o momento ao qual todas as respostas se devem referir, garantindo assim o rigor nas contagens e afastando a possibilidade de omissões ou duplicações.
É obrigatório responder e fornecer dados pessoais?
Sim. Todos os inquéritos do INE são de resposta obrigatória, de acordo com a Lei 22/2008 de 13 de maio (Lei do Sistema Estatístico Nacional) e o Decreto-Lei n.º º 54/2019 de 18 de abril, que estabelece as normas a que obedece a realização dos Censos 2021. A não resposta ou a resposta inexata e insuficiente pode constituir uma contraordenação grave, com a aplicação de multas entre os 500 e os 50 mil euros. As respostas estão protegidas pelo segredo estatístico.
Como posso confirmar a identidade do recenseador?
Todos os recenseadores possuem um cartão de identificação com o nome e a foto, o logótipo do INE e a referência aos Censos 2021. A identificação poderá ser confirmada na Junta de Freguesia da área e em nenhum momento solicitam dinheiro ou a entrada no domicílio.